Notícias


Imagem Notícia

ACIC promove Encontro de Comércio Exterior dia 30

O Departamento de Comércio Exterior da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) promove no próximo dia 30 o 1º Encontro de Comércio Exterior, elaborado com a finalidade de repassar informações básicas sobre esse tipo de atividade mercantil. O evento será realizado a partir das 18h30 na Sala Iguaçu e a direção estará a cargo do diretor de Comércio Exterior da ACIC, o empresário Heroldo Secco Jr.
A finalidade do encontro, de acordo com a presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, é de mostrar as possibilidades e as vantagens de parcerias com outros mercados, além de informar sobre regras e noções básicas dessa modalidade de negócios. A região Oeste do Paraná tem aproximadamente 80 empresas exportadoras freqüentes, mas apenas em Cascavel esse número poderia saltar para 150, conforme Heroldo.
O encontro repassará informações sobre noções básicas de exportações brasileiras, que têm crescido muito nos últimos anos impulsionadas principalmente pelo agronegócio, dará dicas sobre como prospectar negócios internacionais e explicará, por exemplo, quanto a importância de se ter um banco envolvido nesse tipo de processo. O evento também abordará a adaptação de mercadorias produzidas em Cascavel e região para o respectivo país importador. “São cuidados simples, mas fundamentais na hora de exportar”, conforme Heroldo.
Estudos de caso
Boa parte das duas horas e meia do encontro vai ser dedicada a estudos de casos dos participantes. Os inscritos deverão trazer os produtos que desejam exportar a fim de que seja feita uma análise dos ajustes necessários para entrar em um determinado país. Uma dessas adequações envolve o rótulo, que deverá estar escrito na língua do país que a mercadoria se destina. A performance desse primeiro encontro poderá definir novas edições e inclusive tornar esse tipo de debate mensal na ACIC.
O número de inscrições é limitado a 15 pessoas e não será cobrada nenhum tipo de taxa. O Departamento de Comércio Exterior também estará disponibilizando um CD produzido pela ONU com informações sobre comércio internacional e planejamento estratégico. O custo é de R$ 5 à unidade. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone 321-1438, com Aline.
Voltar