Empresários têm acesso a crédito com taxa especial

Empresários filiados à Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) têm à disposição desde outubro uma linha especial de crédito criada para fomentar negócios no município. O principal atrativo do ACIC/BB Cooperfat é a taxa de juros, 4% ao ano mais a TJLP, considerada uma das mais baixas do mercado, além do prazo, que em algumas operações pode chegar a 96 meses. A procura pelo convênio é grande, o que mostra o alcance da parceria, informa a presidente da ACIC Susana Gasparovic Kasprzak.
O ACIC/BB Cooperfat financia recursos para a compra de equipamentos, reformas e ampliações da empresa, informatização, capital de giro, veículos e matérias-primas. Em três meses de atividade, o convênio recebeu 13 propostas de financiamento e a maioria foi aprovada. O tesoureiro geral da ACIC, Cláudio Brunetto, entende o convênio como uma oportunidade de crescimento e de modernização de empresas, de aumento da produção e conseqüentemente de abertura de novos postos de trabalho.
Limites
Para capital de giro e investimento o limite financiável é de 30% do valor do orçamento e para insumos/matéria prima – até 90% do orçamento – o volume máximo de recursos pode chegar a R$ 4 mil. O prazo de quitação é de 72 meses para veículos de carga, com seis meses de carência, e de 60 meses a outros tipos de automotores com carência também de 180 dias. Para equipamentos e sistemas de informática são 36 meses para o pagamento sem carência. Aos demais investimentos o prazo é de 96 meses, com um ano de carência.
As garantias exigidas são: Funproger – 80% do valor financiado vezes a quantidade de meses do financiamento (0,001); 120% do valor do orçamento e outras a critério do banco. Há incidência de 2% sobre o valor contratado a título de Taxa de Abertura de Conta e 1% sobre o valor do projeto desenvolvido pelo Sebrae, também parceiro no convênio, para o Funproger. O prazo para liberação do dinheiro é de cerca de 30 dias a partir do início do processo.
Os documentos necessários são a declaração do IR, GFIP (Simples), balanço e DER (último exercício), balancete analítico recente, declaração de que não detém operação em outra instituição financeira, PIS/Pasep, matrícula do imóvel e seguro dos bens financiáveis. Os sócios da ACIC podem ser tomadores e fornecedores dos produtos financiáveis pelo convênio.
O encaminhamento aos interessados é o seguinte: a proposta de financiamento deve ser preenchida na ACIC; faz-se então a consulta cadastral da empresa, sócios e cônjuges; a aprovação final e do limite de crédito são responsabilidades do BB; o orçamento e o projeto de capacidade de pagamento são elaborados pelo Sebrae mas para isso ele precisa do relatório com faturamento dos últimos 12 meses. Informações pelo 321-1439, com Mirian.