Vídeo mostra a ação dos núcleos setoriais

Um vídeo institucional com duração de dez minutos é a nova ferramenta utilizada pela Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) para mostrar a força de um sistema de cooperação e de unidade originário na Alemanha e considerado revolucionário. A ACIC foi a primeira entidade da classe empresarial no Paraná e uma das pioneiras no Brasil a adotar os Núcleos Setoriais como instrumento para o fortalecimento de setores econômicos afins, a partir de 1998.
E são justamente os resultados práticos dessa união empresarial e a definição de objetivos comuns que o vídeo enfoca, de acordo com a presidente da ACIC, a empresária Susana Gasparovic Kasprzak. Os Núcleos Setoriais começaram a ser introduzidos na ACIC na gestão do então presidente Pedro Luiz Boaretto, que esteve na Alemanha para conhecer o funcionamento desse recurso. A implantação foi resultado de uma parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa no Paraná, o Sebrae, através do Projeto Empreender.
O vídeo institucional foi produzido pela NTV DN-Plus, uma das mais conceituadas empresas do ramo em atividade em Cascavel, e evidencia os reflexos da união como elemento de crescimento conjunto de um mesmo setor econômico. “A visão passada pelo vídeo, apresentado em eventos do setor empresarial e nas ações individuais de cada núcleo, é atual e valoriza a condição dos empresários como aliados na definição de cursos, palestras e ações de olho na superação de barreiras e no fortalecimento de todo o setor”, informa a consultora dos núcleos, Olga Tschá.
13 núcleos
A apresentação oficial do vídeo foi feita em dezembro durante o 2º Encontro dos Núcleos Setoriais, que reuniu cerca de 300 pessoas no auditório do Colégio Marista. O material traz depoimentos de empresários ligados aos núcleos e exemplos de atividades desenvolvidas a partir de 98. Entre eles estão a Infocom, Mostra de Informática e de Telecomunicação, promovida anualmente pelo Núcleo Setorial de Telecomunicações e Informática. Ela atrai empresas de várias regiões do País pertencentes a uma cadeia das áreas econômicas em maior expansão no mundo.
Uma das inovações mostradas são as ruas das Flores e da Beleza, apresentadas durante o 12º Salão de Negócios do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da ACIC e organizadas pelos Núcleos de Floriculturas e de Cabeleireiros. Atualmente, são treze Núcleos Setoriais em funcionamentos na ACIC: Moveleiro, o primeiro fundado em 98, de Informática, Floriculturas, Automecânicas, Concessionárias, Cabeleireiros, CFC´s, Livrarias e Papelarias, Corretores de Seguros, Transporte Escolar, Materiais Elétricos e Marmorarias e de Vídeolocadoras.