Videolocadoras trocam dados e combatem golpe

A primeira ação conjunta do Núcleo Setorial de Videolocadoras da ACIC conseguiu evitar a materialização de um golpe que traria prejuízo financeiro a seis das 13 empresas integradas. O furto de fitas e de CD´s para aparelhos de DVD é um problema compartilhado pela maioria das locadoras da cidade e pode representar o comprometimento de até 5% do seu faturamento mensal, segundo Marcelo Guedes, da Seven Vídeo.
O Núcleo Setorial de Vídeolocadoras foi criado em outubro e tem por finalidade debater problemas, buscar soluções comuns e desenvolver mecanismos integrados para avanços de todo o setor. “A troca de informações permitiu localizar e recuperar uma pessoa que pretendia lesar pelo menos seis empresas locais. Além de minimizar o prejuízo isso mostrou a importância da integração dos empresários do setor”, conforme Marcelo. A intenção das vídeolocadoras do núcleo é buscar um meio para interligar seus bancos de dados.
O custo da compra de um filme para reprodução em videocassete ou aparelho de DVD é de cerca de R$ 100 e as locadoras precisam de pelo menos 30 locações para recuperar o investimento. Por isso, o prazo de locação de um lançamento é de apenas um dia. Segundo Marcelo, a margem das empresas do ramo é pequena e qualquer problema pode significar prejuízo. Outro desafio do núcleo é encontrar meios de combater a pirataria de filmes, cada vez mais comum em função das novidades tecnológicas em equipamentos colocadas no mercado.