ACIC e Conseg pedem mais segurança pública

A segurança pública é um dos assuntos mais debatidos nos encontros empresariais promovidos semanalmente pela Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) há vários anos. A entidade foi fundada há 43 anos e representa os interesses de 1,6 mil empresas do município. Em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e outras entidades organizadas, a ACIC tem participado ativamente de discussões que busquem alternativas eficientes para conter a violência tanto na cidade como no interior.
A ACIC sempre teve o tema segurança como um dos focos centrais de suas reivindicações, porque entende essa condição como básica para que as pessoas possam trabalhar, produzir e contribuir com o crescimento de sua região e do seu Estado. “Há anos a entidade pede o aumento do efetivo e a destinação de um maior número de viaturas e de equipamentos para suporte às ações das polícias Civil e Militar”, informa a presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak.
Em 1996, com a criação do Conseg, a sociedade de Cascavel ganhou mais um instrumento de reivindicação. A função do Conseg, integrado por representantes de cerca de 40 entidades organizadas do município, é de ouvir os pedidos da população e de fazer com que cheguem às autoridades com rapidez e eficiência. “O Conseg é porta-voz da comunidade e isso ele tem feito de forma dedicada desde sua fundação”, informa o presidente Paulo Reneu Simões.
A sociedade organizada, de acordo com Paulo, jamais esteve alheia às questões referentes à segurança pública, porque ela sente os reflexos da criminalidade de forma direta. O papel da comunidade é solicitar e cobrar soluções para os seus problemas. O conserto de viaturas, a compra de armas e equipamentos e a infra-estrutura são responsabilidades do Estado e não da sociedade, que arca com uma carga tributária das mais elevadas do planeta para ter direito a esses serviços, segundo Paulo.
Efetivo
Há muito Cascavel conta com efetivo policial aquém das suas necessidades e sente a falta de espaço físico adequado para abrigar os detentos. Por isso, a construção da Casa de Custódia é outro dos pedidos lembrados de forma constante aos secretários de Segurança Pública, de Justiça e ao próprio governador, reforça Susana. O Conseg, com apoio da ACIC e das entidades organizadas, conseguiu, entre outras coisas, viabilizar a criação da Força-Tarefa, que aproximou todos os órgãos ligados à segurança em Cascavel.