Parquímetros vão agilizar e modernizar áreas do EstaR

A tecnologia vai ajudar a modernizar, a dinamizar e a tornar ainda mais ágil a utilização das vagas do EstaR, o Estacionamento Regulamentado em Cascavel. É com esse desafio que a Cettrans, a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito, implanta parquímetros em parte da área conhecida como Zona Azul, que disciplina o uso de vagas por meio do sistema de rodízio. O tema foi apresentado a diretores e a empresários ligados à Acic na noite de quinta-feira pelo presidente da Cettrans, Paulo Gorski.

O acesso fácil e rápido à regularização do uso da vaga de estacionamento vem associado a outra vantagem importante, conforme Paulo Gorski: com o uso de uma chave (espécie de pen-drive), os proprietários de veículos pagarão somente pelo tempo em que permanecerem no local. O equipamento também aceita moedas mas, neste caso, ocorre o mesmo com os cartões. Ou seja, ele tem uma duração mínima prevista e se o condutor deixar a vaga antes, perderá o restante do tempo pelo qual havia pago previamente. “Com a chave, se faz justiça na cobrança”, ressalta Gorski.
O uso de recursos tecnológicos é uma saída para enfrentar o contínuo crescimento da frota de veículos, já que não é possível aumentar a dimensão de ruas e avenidas. A previsão é de que ainda em 2014, o número de automóveis e de motocicletas licenciados no município chegue aos 200 mil. As vagas integradas ao novo sistema serão numeradas e os condutores não precisarão andar mais do que 30 metros para encontrar um equipamento. Haverá sinalização indicando qual aparelho deverá ser empregado. “Assim, resolvemos uma situação comum, de o motorista sem cartão não encontrar o agente para regularizar o uso da vaga”, afirma o presidente da Cettrans.

Dez vagas
Cada parquímetro será responsável por gerir a utilização de dez vagas. Em vez de verificar se o motorista preencheu o cartão, como ocorre hoje, o agente vai controlar o pagamento por meio do próprio equipamento. Além da chave, ele receberá moedas – faz o reconhecimento pelo peso de cada uma. O valor mínimo é de R$ 0,25, que dão direito a 15 minutos. Além do autoatendimento, o sistema empregado permite recarregar. O mínimo são 120 minutos, créditos que serão gradualmente descontados conforme a utilização das vagas com parquímetros.
A extensão total da Zona Azul conta com cerca de 4,5 mil vagas de estacionamento, mas a área com os novos equipamentos, que deverão iniciar operação até o fim de novembro, abrangerá 2,3 mil. O valor da chave que aciona o mecanismo será de R$ 10, com R$ 2 de crédito. Depois do início de atividades, haverá ainda período de 60 dias nos quais os cartões físicos hoje empregados ainda terão validade.
A Tecnoparque, uma empresa que já opera com o sistema em Foz do Iguaçu, venceu licitação para instalar e dar manutenção aos equipamentos. O acordo prevê até seguro para casos de vandalismo e de tentativas de furto. “A modernização do sistema é uma necessidade e, diante das facilidades, os motoristas só têm a ganhar com a novidade”, informa a diretora de Educação e Fiscalização da Cettrans, Vânia de Camargo Müetzemberg. A área de estacionamento de motos será alterado. Elas terão vagas específicas nas esquinas, medida que facilitará a visualização em cruzamentos.

Carga e descarga
Simultaneamente à adoção dos parquímetros, há outras novidades no EstaR em Cascavel. O diretor de Engenharia e Transporte, Adão Josevan Kaliskiecvicz Junior, informa que ocorrerão mudanças em carga e descarga. Em vez de em pontos específicos, o procedimento poderá ser empregado em qualquer lugar – nas mesmas vagas utilizadas pelos demais veículos – e, na Zona de Tráfego 1 (no coração da cidade) não haverá mais limitação de horário. O trabalho poderá ser feito a qualquer hora, segundo a necessidade da empresa. As informações passarão a ser dadas por meio de placas com tecnologia antivandalismo.

Olho

Parquímetros vão operar, em dias úteis, das 9h às 18h e nos sábados das 9h às 13h

gorskicettrans site

Legenda: O presidente da Cettrans, Paulo Gorski, afirma que equipamento vai melhorar serviço. Na imagem também, o presidente da Acic, José Torres Sobrinho e o vice, Alci Rotta Júnior