Núcleos Setoriais são modelo de cooperação

Mais de 300 pessoas participaram na noite de sexta-feira do 2º Encontro dos Núcleos Setoriais da ACIC, desenvolvido com a finalidade de estimular a troca de experiências e de apontar as vantagens de um sistema comum em países desenvolvidos, como a Alemanha. O sucesso do evento consolida o projeto e mostra que os núcleos setoriais são modelo de cooperação, diz a presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Susana Gasparovic Kasprzak.
O encontro foi aberto com a apresentação do grupo ucraniano de dança Sonhachnek e com a apresentação de um vídeo institucional mostrando um pouco da ACIC e das atividades e projetos desenvolvidos pelos núcleos setoriais. O administrador e pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos e Marketing, Eliseu Felipe Hoffmann, dirigiu a palestra “Se competir é importante, fundamental é cooperar” e mostrou exemplos bem sucedidos de integração.
Sozinha, uma pessoa ou uma empresa pode até crescer mais rápido, mas em conjunto vai-se mais longe, ressaltou ele. Eliseu usou a interatividade como instrumento para facilitar a troca de energias entre os presentes. A cooperação, conforme o administrador, deve ser o combustível para superar desafios de uma era tão competitiva e em transformação. Os participantes também tiveram a oportunidade de trocar informações e já começaram a pensar a terceira edição do encontro, agendada para 2004.
Pioneiro
A ACIC foi a primeira associação comercial do Paraná a implantar os núcleos setoriais, resultado de uma parceria com o Sebrae, através do Projeto Empreender. O primeiro núcleo, o Moveleiro, surgiu em 1998 e hoje são treze. A consultora dos núcleos, Olga Tschá, transformou seu envolvimento com o setor em tema de sua monografia de pós-graduação em Economia Empresarial. O estudo traz informações que evidenciam o fortalecimento do projeto e comprovam a importância da cooperação.
O número de empresas integradas aos núcleos saltou de 99 para 174 em apenas sete meses e 81% delas possuem até nove colaboradores. Sessenta e três por cento atuam na prestação de serviços, 69% dos empresários entendem o futuro do seu negócio ainda mais promissor depois de aderirem aos núcleos. Para 72% deles, a qualidade dos seus serviços e produtos melhorou após sua adesão ao projeto e 75% consideram as ações dos núcleos ótima ou boa. Outro dado interessante é que 86% desses empresários têm o segundo grau ou curso superior completo.