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Crescem consultas ao SCPC em dezembro

Os empresários de Cascavel estão consultando mais o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da ACIC nos últimos meses em comparação com os números de 2002. Somente nos primeiros 15 dias de dezembro, um dos meses mais movimentados para o comércio, as consultas ao sistema cresceram 31%. Foram 30.534 contra 23.190 do mesmo período do ano anterior. E a previsão é de que a procura ao SCPC aumente ainda mais até a véspera de Natal.
O diretor do SCPC, Leopoldo Furlan, informa que a elevação é sintoma do interesse dos empresários de evitar possíveis calotes ou inadimplência. “Todos sabem que está difícil ganhar dinheiro, por isso as atenções na hora de vender a prazo ou com cheque estão sendo redobradas”, de acordo com ele. A ACIC mantém o serviço há mais de 30 anos e tem investido pesado para oferecer o melhor em proteção ao crédito aos empresários de Cascavel, afirma a presidente da entidade, Susana Gasparovic Kasprzak.
Outro número apurado pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito justifica a preocupação dos lojistas: o número de registros ao sistema, de pessoas que não pagaram suas dívidas, aumentou 49%: de 996 para 1.493, apenas nos primeiros 15 dias de dezembro de 2002 em comparação com o mesmo período de 2003. Porém, o índice de cancelamentos caiu: de 1.046 em 2002 para 1.372. A redução chega a 31%.
O SCPC da ACIC registrou 426.755 consultas de janeiro a novembro de 2002 e no mesmo período de 2003 foram 524.890, elevação de 23%. Cresceu em 78% o índice de bloqueio às pessoas que foram tentar fazer compras e não conseguiram por estar cadastradas no sistema. O número de cancelamentos no comparativo desses 11 meses caiu em 14% e a inadimplência cresceu em 1,20%.
URA
A principal novidade do sistema é a Unidade de Resposta Audível (URA), em funcionamento há cerca de um ano e quatro meses e que permite o funcionamento do sistema 24 horas por dia. Atualmente, o SCPC da ACIC está conectado ao banco de dados de mais de 2,5 mil cidades brasileiros que armazenam 65 milhões de registros de inadimplentes e a sistemas como a Serasa.
A automação do SCPC possibilitou a criação de novos serviços aos sócios, como o Síntese Cadastral, Confirafone, Seproc Pessoal, Seproc Empresarial e o Renavan, informa analista Maria Júlia de Castro Leal. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone (45) 321-1410.
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