ACIC conquista certificação NBR ISO 9001

e14_m0_f1_g
A Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) foi a primeira entidade da classe empresarial no Brasil a conquistar a certificação ISO 9000 de qualidade há cerca de dois anos. A Acic continua na vanguarda ao conseguir na última sexta-feira recomendação para a versão atualizada da norma, a ISO 9001: 2000, um título mundialmente reconhecido.
A consultoria da Quality Up, empresa que introduziu e acompanhou a atualização da norma, foi iniciada em agosto e o prazo até a recomendação foi de apenas quatro meses. “Sinal do envolvimento dos nossos diretores e colaboradores na obtenção de uma norma que é referência mundial”, diz a presidente da Acic, a empresária Susana Gasparovic Kasprzak. A auditoria de certificação foi feita durante toda a sexta-feira e trouxe a Cascavel auditores de Londrina e Curitiba ligados à BVQI, uma das empresas do ramo mais conceituadas do Brasil.
A ISO existe desde 1984 e as primeiras empresas certificadas no País conquistaram o título três anos depois. Há atualmente cerca de 7,5 mil empresas certificadas no Brasil, de acordo com o consultor da Quality Up, José Atílio Sistarol Araújo. A norma busca elaborar padrões de procedimentos e criar redes de comunicação a fim de melhorar a qualidade dos serviços ao público-alvo da empresa ou entidade. Essa é uma tendência mundial e mais uma vez a Acic está na vanguarda, diz o vice-presidente da associação, Guido Bresolin Jr.
5S
Os 33 colaboradores da Acic também estão sendo integrados a outro programa de organização e busca pela qualidade, o 5 S, originário do Japão pós-guerra que estimula o uso de equipamentos de forma compartilhada, além de utilizar a troca de informações e de sugestões e o trabalho constante como aspectos referentes à motivação, busca da qualidade e da eficiência contínuas, informa a psicóloga Rosana Moreno Pagan, que coordena o projeto. “A implantação dos sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina buscam tornar o ambiente de trabalho ainda melhor, dinâmico e mais produtivo”, diz Rosana.