Cascavel pode sediar encontro internacional

O Conselho do Jovem Empresário da ACIC tem uma meta ousada para o primeiro semestre de 2004: reunir cerca de 400 jovens empresários da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil em Cascavel. A finalidade é discutir assuntos comuns e criar uma agenda integrada de ações, de olho no incremento de negócios entre os principais países do Mercosul, o Mercado Comum do Cone Sul. Potencial existe, porém ainda é pouco explorado, diz o presidente do Conselho Jovem, o advogado Luiz Venícius Compagnoni.
O desejo de organizar o Encontro de Jovens Empresários do Mercosul surgiu há cerca de dois meses, quando lideranças ligadas ao Conselho em Cascavel fizeram a recepção de uma caravana de paraguaios. Noventa e dois jovens empresários de vários municípios da Província de Alto Paraná estiveram na cidade trocando experiências e para conhecer o funcionamento de empresas como a Coopavel e entidades como a Associação Comercial e Industrial de Cascavel. O resultado desse contato é surpreendente, conforme Luiz, informando o fechamento de negócios nas áreas de tecnologia e de materiais elétricos.
A discussão de problemas comuns enfrentados pelo jovem empresário deverá ser o tema central do encontro, aberto também a debates sobre Mercosul, importações e exportações e quanto à possibilidade de firmar novas alianças comerciais. O objetivo é integrar e contribuir para o fortalecimento de um bloco econômico importante no contexto socioeconômico global, afirma o presidente do Conselho Jovem. Outro desafio para 2004 é auxiliar na consolidação do movimento no Oeste e criar um conselho regional de jovens empresários.
Luiz Venícius também pretende aumentar o número de participantes e continuar elevando a média de conselheiros ativos ao dia-a-dia do órgão, além de combater através de palestras e treinamentos carências e necessidades comuns a esse empreendedor. O Conselho também estuda a possibilidade de desenvolver a Feira do Livro no fim de abril. Entre os avanços de 2003, o presidente cita a consolidação do nome do conselho, a realização do 1º Ciclo de Palestras e do 1º Simpósio Empresarial, bem como de visitas técnicas e a descentralização de reuniões. Ele também ressalta o apoio recebido da diretoria da ACIC, sob comando da empresária Susana Gasparovic Kasprzak.