ACIC promove Encontro de Núcleos Setoriais no dia 12

A Acic promove no próximo dia 12 o 2º Encontro de Núcleos Setoriais, que será realizado a partir das 20 horas no ginásio de esportes do Colégio Marista, em Cascavel. Os organizadores esperam reunir pelo menos 350 pessoas ligadas aos 13 núcleos em funcionamento e permitir uma ampla troca de experiências e fomentar a integração de um sistema associativo que tem trazido bons resultados.
O primeiro encontro foi realizado em fevereiro, mas a intenção é de realizá-lo anualmente, informa a consultora dos núcleos setoriais Olga Tschá. A finalidade do evento é promover a integração entre os empresários e divulgar as atividades desenvolvidas pelos núcleos aos setores produtivos e à comunidade de Cascavel. A abertura será feita com a apresentação de dança com o grupo ucraniano Sonhachnek.
A segunda edição do encontro vai marcar o lançamento de um vídeo institucional contando a história e as atividades dos núcleos e sua inserção e importância junto à estrutura da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Na seqüência, os participantes assistem a uma palestra com o tema “Se competir é importante, fundamental é cooperar”. O conferencista será Elizeu Hoffmann, de Umuarama. A palestra será patrocinada pelo Sebrae. O encontro vai ser encerrado com um coquetel.
História
A Acic foi a primeira associação comercial do Paraná a criar o programa de núcleos setoriais, resultado de uma parceria com o Sebrae através do projeto Empreender. O primeiro reuniu o setor moveleiro e surgiu em 1998. A filosofia de ação dos núcleos é de unir para crescer, segundo Olga. “Empresas de um mesmo ramo têm a oportunidade de debater problemas comuns e encontrar soluções para o crescimento conjunto do setor”, complementa a presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak.
Há bons exemplos do sucesso dessa ação, como a Rua da Beleza criada com empresas do Núcleo de Cabeleireiros durante o 12º Salão de Negócios; a ocupação de um estande comum e vendas integradas feitas pelo Núcleo de Livrarias também durante o 12º Salão e há ainda a realização da Infocom, a Mostra de Informática e de Telecomunicação, promovida anualmente pelo Núcleo Setorial de Telecomunicações e Informática. O lado social pode ser visto em um gesto do Núcleo de Concessionárias, que vem contribuindo mensalmente com o Lar dos Bebês.