Concurso estimula a decoração da cidade

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Terres, esteve quinta à noite na Acic para informar sobre o Concurso de Decoração Natalina, criado com a finalidade de deixar a cidade ainda mais bonita para o Natal. O evento integra o programa do Natal de Luz, oficialmente lançado no último dia 23 pelo prefeito Edgar Bueno. A decoração ocupa a região do calçadão e alguns pontos estratégicos da cidade, como a avenida Rocha Pombo, na área do lago artificial.
O prefeito Edgar Bueno sancionou lei aprovada pela Câmara de Vereadores que concede descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às melhores decorações de Natal. Uma comissão vai analisar e escolher os vencedores de cada categoria: residencial, comercial e de condomínios. “O objetivo é que todos participem e ajudem a tornar o Natal de Cascavel um atrativo a toda a região”, conforme Terres. “Tão importante quanto iluminar a cidade é preservar a decoração”, afirmou.
As inscrições para o concurso são gratuitas e podem ser feitas até dia 24 na Acic, Amic, CDL, na Secretaria de Indústria e Comércio e até dia 19 na delegacia do Secovi, o Sindicato da Habitação e dos Condomínios de Cascavel. Os três primeiros lugares das categorias residencial e comercial receberão, respectivamente, 1º lugar 50% de desconto no IPTU de 2004, 2º lugar 40% e 3º 30%. O condomínio melhor decorado vai receber R$ 2 mil em desconto no IPTU, que serão divididos igualmente entre os condôminos.
Conscientização
Criar uma consciência popular que privilegie a integridade do patrimônio público é, na opinião de Terres, um dos maiores desafios da sociedade de Cascavel. “Lamentavelmente, a prefeitura gasta uma boa soma mensalmente para recuperar os danos provocados por vândalos. Chega-se a um ponto de perder-se o ânimo em deixar as coisas bonitas e organizadas. Só um trabalho conjunto pode ajudar a mudar esse quadro”, alertou. A presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak, fez questão de ressaltar o empenho de Terres em todas as fases de decoração da cidade, e ressaltou a seriedade da preocupação do secretário.
O presidente do Conselho Maior da Acic, Geny Lago, também falou dos efeitos negativos das pichações e o vereador Jadir de Matos citou a necessidade de mais investimentos em educação, a fim de construir uma sociedade ainda mais responsável. Para Marcos Bertoli, presidente do Conselho Deliberativo da Acic, o exemplo de preservação do metro de São Paulo pode ser usado para diminuir a ação dos vândalos em Cascavel. “Todos precisam entender que os bens públicos são de uso comum, que aquele também é o dinheiro dele que está ali”, ressaltou o presidente do Conselho Comunitário de Turismo, Willand Schurt.