ACIC mostra importância e a força do voluntariado

Boa parte da pauta da reunião empresarial da Acic na quinta-feira foi dedicada a ressaltar a importância do voluntariado, um movimento em expansão em todo o mundo. O presidente do Centro de Estudos do Menor Integrado à Comunidade, Hylo Bresolin, foi convidado pela diretoria da associação comercial para expor um pouco da história e das ações desenvolvidas por uma das instituições solidárias mais antigas de Cascavel. O Cemic foi fundado há 26 anos e já contribuiu com a formação de mais de 16 mil jovens.
A entidade conta com a colaboração de 20 voluntários, que dedicam parte do seu tempo e trabalho nos mais diversos setores da instituição, dos cuidados com a horta à parte administrativa. “Sem essa ajuda, dificilmente conseguiríamos fazer do Cemic a entidade que é hoje”, conforme Hylo. Em uma época de transformações globais e voltada à instantaneidade, doar tempo ao próximo é uma tarefa cada vez mais difícil, mas que precisa ser incentivada e valorizada, entende a presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak.
O Cemic assiste crianças e adolescentes de famílias carentes e que freqüentando aquele espaço têm a chance de receber reforço escolar, alimentação e participar de atividades de socialização e de cursos semi e profissonalizantes. Elas também recebem acompanhamento médico e odontológico gratuitamente. “O Cemic é motivo de orgulho aos empresários, às entidades de classe e a toda a comunidade de Cascavel”, afirma a presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak.
A vice-presidente do Centro de Voluntários de Cascavel, Elaine Spanholi, informou sobre o terceiro aniversário da instituição, comemorado nesta sexta-feira, Dia Internacional do Voluntariado, e dos projetos até agora desenvolvidos. São 150 pessoas envolvidas e mais de 30 entidades, que atuam movidas com a finalidade de melhorar, por menor que seja, a qualidade de vida de pessoas que precisam de todo tipo de ajuda. Há 34 organismos com o perfil do centro em atividade no País.
VS lança o projeto "Comunicação Solidária"
Idealizado pela agência de comunicação empresarial V.S Comunicação, o projeto "Comunicação Solidária" é uma iniciativa que visa potencializar a ajuda dos veículos de comunicação dentro de um esforço planejado e concentrado de apoio a uma iniciativa de reconhecida seriedade e competência. "De um modo natural, toda a mídia vem contribuindo com projetos sociais. O que se pretende é desenvolver ações coordenadas que permitam multiplicar os resultados", raciocina a diretora da agência VS, Priscila Sarturi, lembrando que o projeto pertence a todos os órgãos envolvidos em sua execução.
A opção do grupo recaiu sobre o Cemic, entidade que em 26 anos já encaminhou mais de 16 mil jovens e adolescentes. "São jovens carentes com extraordinário potencial para a marginalização que encontraram um rumo decente para construir suas vidas, graças à existência do Cemic", observa. Segundo Priscila, a primeira etapa envolveu a criação do site próprio (www.cemic.com.br), desenvolvido pela V.S Comunicação, com tecnologia Webgenium, disponibilizada voluntariamente pelas empresas parceiras. Como primeiro passo, criou-se uma interface de relacionamento da entidade com a comunidade local e até mesmo internacional, através da rede mundial de comunicações.
"Na seqüência, com o apoio decisivo da Ssoll Vídeo Produções, o projeto produziu um VT institutucional, que já está sendo disponibilizado e veiculado por emissoras de TV abertas e a cabo, também parceiras. O cronograma prevê ainda a extensão da campanha à mídia impressa, rádios e outdoor", informa. "Comunicação Solidária é uma parceria de empresas voluntárias da área que praticam o voluntariado, oferecendo o que elas tem de mais precioso, que é seu trabalho especializado em comunicar", resume a publicitária.