Núcleo de Videolocadoras é 13º criado na associação

A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, apresentou oficialmente na noite de quinta-feira, durante a reunião empresarial da entidade, o 13º Núcleo Setorial criado através de uma parceria com o Sebrae. É o de Vídeolocadoras, que passa a reunir 12 empresas de um setor em expansão no município. Os núcleos são concebidos através do Projeto Empreender e reúnem empresários de um mesmo ramo em uma associação voltada a debater problemas e encontrar soluções comuns para o setor.
O empresário Afonso Carlos Galdino falou em nome dos integrantes do novo núcleo setorial e ressaltou a unidade como alicerce e defesa para o setor enfrentar desafios como a pirataria e a venda de fitas e filmes em DVD pela internet. “Os obstáculos são grandes, mas juntos poderemos desenvolver estratégicas para contornar esse tipo de problema”, afirma ele. Os núcleos têm o mérito de reunir concorrentes e torná-los amigos e parceiros e isso tem sido bom para vários setores da economia local, segundo Susana.
Há cerca de 30 videolocadoras em atividade em Cascavel e juntas dão emprego e renda a cerca de 120 trabalhadores. O núcleo passa a reunir aproximadamente 45% da força do setor, mas há muitos empresários do ramo interessados em também participar, conforme Afonso. A ACIC foi a primeira associação comercial do Paraná a implantar o projeto de núcleos setoriais, a partir de 1998, graças a uma parceria com o Serviço de Apoio à Pequena Empresa no Paraná.