Diretoria da ACIC consolida primeira de suas 3 bandeiras

A inauguração da Estação Aduaneira do Interior (Eadi) na tarde desta sexta-feira materializa a primeira das três bandeiras empunhadas pela atual diretoria da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, sob o comando da presidente Susana Gasparovic Kasprzak e do vice Guido Bresolin Jr. As outras duas são a pavimentação das marginais da BR 277 no perímetro urbano de Cascavel e o Aeroporto Regional.
A ACIC reivindica há anos a criação de uma estrutura para o desembaraço de mercadorias, de olho na inserção de um número maior de empresas de Cascavel e da região no mercado internacional. “E o Porto Seco é esse instrumento. As insistentes cobranças que fizemos valeram à pena”, de acordo com Guido. A associação comercial, afirma Susana, é parceira de todas as iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor produtivo, da geração de empregos e do aumento do padrão de vida das pessoas, por isso a ACIC vai participar ativamente da fase de consolidação da Eadi.
O diretor-presidente da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná), Ney Amilton Caldas Ferreira, participou da reunião empresarial da ACIC na noite de quinta-feira e justificou o atraso no funcionamento da Eadi como resultado do cumprimento de diversas etapas técnicas e burocráticas vitais para a operacionalização da unidade. O Porto Seco conquistou a condição de estação alfandegada, dada pela Receita Federal, no dia último dia 14. O investimento na estrutura é de R$ 2 milhões e vai gerar 12 empregos.
Um consórcio formado pela Codapar e Ferropar vai gerir o Porto Seco, um terminal de uso público e responsável pela prestação de serviços de movimentação e armazenagem de mercadorias sob controle aduaneiro. Ela possui armazém convencional com dois mil metros quadrados, locais especiais para estacionamento de caminhões frigoríficos e pátio de estacionamento. A unidade permite a execução de todos os serviços aduaneiros, tanto para importação quanto para exportação de mercadorias.
Para isso, os produtos podem estar em trânsito ou ser armazenados com o apoio de regimes aduaneiros especiais, como: depósito alfandegado público, entreposto aduaneiro, trânsito aduaneiro certificado, além de admissão e exportação temporária. Ney disse aos empresários na ACIC que a Eadi vai atrair diversas empresas a Cascavel, a exemplo de despachantes aduaneiros, e contribuir com a expansão de várias atividades empresariais e industriais. O Porto Seco, conforme ele, vai fomentar a industrialização no Oeste e tornar a região um novo pólo exportador.