Notícias


Imagem Notícia

CEEP pode criar curso de qualificação a cabeleireiros

Membros do Núcleo Setorial de Cabeleireiros da ACIC conheceram na manhã de segunda-feira as instalações do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), estrutura criada com a finalidade de formar mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho. O núcleo apresentou sugestão à direção do CEEP a fim de que possa oferecer um curso básico de qualificação para cabeleireiros. A idéia foi bem recebida e poderá ser colocada em prática já a partir de 2004.
O argumento para justificar a necessidade é a falta de profissionais qualificados para atuar nos salões de beleza da cidade. “Há muitas pessoas que atuam na área mas é reduzido o número daqueles que conhecem a fundo todos os ofícios do setor”, informa a consultora dos núcleos Olga Tschá. A maior dificuldade é de que os cursos atualmente oferecidos, embora sejam bons, não conseguem oferecer conhecimento prático suficiente para que esses profissionais possam entrar e se estabelecer em um mercado dos mais concorridos.
Os profissionais interessados em buscar novas informações e manter-se atualizados precisam participar de eventos em Curitiba e em São Paulo. A idéia é oferecer o curso por módulos e algumas das áreas abrangidas poderiam ser de coloração e química de cabelos e técnicas de relaxamento. O Núcleo de Cabeleireiros da ACIC, formado em 2001 e com 25 integrantes, assumiu o compromisso de elaborar o projeto, que será enviado então ao CEEP para ajustes e então tentar viabilizar a formação da primeira turma a partir do ano que vem.
Voltar