ACIC apóia Campanha “Tributo à Cidadania”

A ACIC é uma das entidades de classe de Cascavel integradas à Campanha Tributo à Cidadania, criada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o objetivo de conseguir fundos, via Imposto de Renda, a entidades que assistem crianças e adolescentes. A presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Susana Gasparovic Kasprzak, considera o gesto nobre e entende que todos os empresários devem contribuir e ajudar a reduzir o passivo social no município.
A campanha vai se estender até 20 de dezembro e tem como meta levantar pelo menos R$ 150 mil. Sensibilizar o maior número possível de empresários, de profissionais autônomos e liberais é o grande desafio desse trabalho e fundamental para o sucesso da promoção, de acordo com o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosaldo Chemin. A campanha consiste na dedução de até 6% do imposto devido por pessoas físicas e até 1% pelas pessoas jurídicas ao Fundo Municipal da Infância e da Adolescência.
Uma das vantagens dessa ação, além de fortalecer entidades voltadas à atenção à criança e ao adolescente em situação de risco social ou pessoal, é a permanência desse dinheiro na cidade. “Em vez de ir para os cofres da União e não se saber ao certo o seu destino final, a quantia arrecada fica em Cascavel e é investida aqui”, observa Chemin. A aplicação dos recursos pelas entidades beneficiadas é rigorosamente fiscalizada. No ano passado, dez entidades foram contempladas, a exemplo do Cemic e do Recanto da Criança. O volume arrecadado pela campanha vem crescendo a cada ano.
Até 2000, a quantia média de arrecadação era de R$ 10 mil e com a criação do Tributo à Cidadania saltou para R$ 97 mil em 2001 e para R$ 104 mil em 2002. “O potencial é de R$ 500 mil mas se conseguíssemos R$ 300 mil já poderíamos atuar na prevenção de problemas sociais envolvendo crianças e adolescentes”, diz Chemin. A ACIC também participa da campanha informando aos seus sócios sobre a importância e a facilidade de contribuir. “Se todos ajudarem, Cascavel será ainda melhor e mais humana”, conforme Susana.