A tecnologia se torna aliada da Copel, uma das
maiores empresas de energia do Brasil, na melhoria de sua relação com os
consumidores. O projeto Rede Elétrica Inteligente, já em andamento também em
Cascavel, traz inúmeras vantagens ao sistema e revoluciona a prestação do
serviço. É sobre isso que falaram na manhã desta quarta-feira, na Acic, o
gerente Regional de Serviços Paulo Nachtygal e o gerente de Projetos Francisco
Ávila.
O início do projeto, que até novembro de 2025 vai
beneficiar 151 municípios, foi em 2014 com o Smart Grid, em
Curitiba. Com investimento global superior a R$ 800 milhões, a Copel vai
melhorar seus serviços a 1,5 milhão de consumidores, gerando durante a
implantação 1,4 mil empregos. “Estamos construindo uma nova relação entre a
distribuidora e os seus consumidores, mais transparente e com a entrega de mais
agilidade e eficiência”, conforme Paulo.
Em Cascavel, serão substituídos 166 mil medidores
e mais de 600 na região. O equipamento empregado é uma espécie de computador
que permite acesso a inúmeras informações utilizadas pela Copel para melhorar
seus serviços e então compartilhadas aos consumidores. Via aplicativo, o cliente
poderá acompanhar a evolução de sua conta on-line em tempo real. “Ele poderá
ver quanto já consumiu e ter em mãos uma projeção do valor da tarifa do mês,
evitando sustos”, informa Francisco. Essa mudança permitirá ao empresário, por
exemplo, controlar melhor o uso desse insumo indispensável ao seu negócio.
Um sensor instalado em cada novo medidor
inteligente informará a distribuidora sobre falta de energia, tensão e se há
algum problema de fase. Diferente do que ocorre atualmente, a equipe destacada
para atender a ocorrência chegará diretamente no local indicado em vez de
dispender tempo procurando, na rede física, onde está o problema. “Há
otimização de tempo e agilidade na solução de ocorrências”, conforme Francisco,
que explicou tecnicamente como os dados serão coletados, distribuídos,
analisados e compartilhados. Outro benefício do projeto Rede Elétrica
Inteligente é que as leituras serão automáticas, on-line, evitando riscos de
equívocos na coleta e lançamento errado de valores nas tarifas.
Acesso
Paulo disse, na Acic, que é importante que os
consumidores residenciais e comerciais entendam a amplitude da novidade e
facilitem o acesso dos profissionais destacados para fazer a substituição do
medidor, que demora entre 15 e 30 minutos. As equipes são devidamente identificadas.
Para agendar o atendimento, o melhor que o consumidor tem a fazer é atualizar seu
cadastro no site da Copel (www.copel.com) ou
entrar em contato pelo telefone 0800.
Legenda:
Francisco e Paulo, da Copel, com o presidente da Acic, Siro Canabarro, e o vice
Marcio Blazius
Crédito:
Assessoria