Notícias


Imagem Notícia

Reitor eleito defende mais transparência na Unioeste

Fazer da Unioeste uma instituição de ensino transparente e integrada aos mais diversos setores da sociedade regional é o desejo de Alcebíades Luiz Orlando, ex-diretor do campus de Marechal Cândido Rondon e eleito recentemente reitor da universidade. A postura que se pretende adotar à frente da instituição foi reforçada por Alcebíades na quinta-feira durante reunião empresarial na Associação Comercial e Industrial de Cascavel.
A posse do novo reitor deverá acontecer no dia 6 de janeiro, porém ainda depende de confirmação do governador do Estado, Roberto Requião. “A eleição foi democrática e reflete a vontade das pessoas que fazem a Unioeste, por isso todos estamos confiantes de que o desejo das urnas será respeitado”, disse o diretor eleito do campus da Universidade Estadual do Oeste em Cascavel, Alfredo Petralski.
A exemplo de Alcebíades, Alfredo também reconhece que a missão é de grande responsabilidade mas que está preparado para responder pelo desempenho das funções para as quais foi eleito. O reitor eleito está há 17 anos na Unioeste e desde 1998 vinha respondendo pela direção geral do campus de Rondon. A austeridade na gestão financeira e o planejamento foram as marcas de Alcebíades no cargo. “Implantei um sistema regular de prestação de contas, otimizei investimentos e adotei o diálogo como estratégia para fortalecer a instituição”, afirma.
Essa visão voltada ao diálogo, à integração e à promoção humana são compromissos do reitor eleito. A sociedade, de acordo com Alcebíades, tem que ser ouvida sempre e colaborar, como já vem fazendo, para o fortalecimento do ensino, da economia e dos indicadores sociais de toda a região. A vice-reitora eleita, Onildes Taschetto, lembrou que a universidade foi estruturada a partir da junção de muitas forças e isso faz dela uma instituição das mais conceituadas.
O reitor pró-têmpore, Ricardo Rocha de Oliveira, falou das dificuldades enfrentadas pela Unioeste nos últimos anos e que a hora é de mostrar para a sociedade as coisas boas que ela produz, como pesquisas e estudos que vão além da teoria e propõem novas alternativas de crescimento para a região. A ACIC sempre foi parceira da Unioeste e coloca-se à disposição do reitor e dos diretores eleitos para juntos consolidar uma história com a face do povo do Oeste, que luta e acredita na sua força e no seu potencial, informou a presidente da associação comercial, Susana Gasparovic Kasprzak.
Voltar