Procura ao ACIC/BB Cooperfat surpreende

O lançamento do convênio ACIC/BB Cooperfat foi feito no último dia 30 e o número de empresários interessados em emprestar recursos e a entrar como fornecer na parceria vem surpreendendo. A procura está acima do esperado e isso é muito bom, porque a idéia da criação de uma nova opção de crédito é justamente a de contribuir para aquecer os negócios nas empresas filiadas à Associação Comercial e Industrial de Cascavel, informa o Tesoureiro-Geral da entidade, Cláudio Brunetto. O convênio está disponibilizando R$ 1 milhão para financiamento a taxa de juros de 4% ao ano mais a TJLP.
“A taxa com percentuais tão competitivos é apenas um dos atrativos da parceria. Outra é o prazo, que depende da operação pode chegar a 96 meses e com carência de um ano”, segundo a presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak. O convênio está em vigor há apenas uma semana e muitos processos já estão adiantados, aguardando apenas a análise e aprovação da documentação para o início da elaboração dos projetos, que serão feitos pelo Sebrae, informa a Coordenadora de Serviços da Associação Comercial, Mirian Ivanov Costa. O prazo para o vencimento de todas as etapas, da apresentação da documentação à liberação do dinheiro, é de aproximadamente um mês.
O ACIC/BB Cooperfat financia até R$ 48 mil por empresário e o recurso pode ser aplicado na compra de equipamentos e sistemas de informatização, capital de giro associado ao investimento, veículos utilizados como instrumento de trabalho, construção ou reforma de imóveis associado a aquisição de móvel ou equipamento e matérias-primas. Para capital de giro e investimento, o limite financiável é de 30% do valor do orçamento e para insumos/matéria prima – até 90% do orçamento – o máximo pode chegar a R$ 4 mil. O prazo de quitação do financiamento é de 36 a 96 meses, dependendo do bem adquirido.
Para equipamentos e sistemas de informatização são 36 meses para quitação sem carência. São 72 meses para veículos de carga e 60 meses para outros tipos de automotores. Nesses dois casos, a carência é de meio ano. Aos demais investimentos o prazo é de 96 meses com até um ano de carência.
Lembrando que empresas interessadas em participar como fornecedora do processo poderá, também, estar se cadastrando através de termo de adesão, sendo requisito necessário ser associado ACIC e correntista do banco. Para isso será necessário se dirigir a ACIC para firmar o termo.
Como proceder
Os interessados em se beneficiar do convênio devem se dirigir até a ACIC para preenchimento da proposta, consultas cadastrais e limite de crédito, feito isso será encaminhado ao Sebrae para elaboração do projeto de capacidade de pagamento e junção dos documentos necessários, para assim ser entregue ao Banco do Brasil para análise e liberação do crédito . Informações pelo 321-1439.