ACIC e Banco do Brasil abrem linhas de crédito

ACIC e o Banco do Brasil assinaram na noite de quinta-feira a renovação de um convênio criado com a finalidade de oferecer opções diferenciadas de linhas de crédito às empresas filiadas à Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Equipes da ACIC, do BB e do Sebrae, que dá suporte à parceria, trabalharam juntas por quase dois meses para formatar um convênio com taxas especiais, prazos alongados e com pouca burocracia.
O tesoureiro geral da ACIC, Cláudio Brunetto, informa que a finalidade da parceria é aumentar a capacidade produtiva das empresas visando financiar projetos empresariais, a geração de renda e novos postos de trabalho. O valor financiável é de até R$ 48 mil por associado e o recurso pode ser investido na compra de equipamentos e sistemas de informatização, capital de giro associado ao investimento, veículos utilizados como instrumento de trabalho, construção ou reforma de imóveis e matérias-primas.
O encargo sobre o financiamento é um dos mais atraentes do mercado, segundo Brunetto: TJLP mais 4% de juros ao ano. A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, considera o convênio como uma oportunidade de crescimento e de modernização de empresas, de aumento da produção e conseqüentemente de postos de trabalho. A gerente da agência centro do Banco do Brasil, Rosemar Casagrande Faust, informa que a parceria vale para todas as unidades do BB em Cascavel e que sua meta é triplicar os financiamentos de linhas como Cooperfat e Proger no município.
Limites
Para capital de giro e investimento o limite financiável é de 30% do valor do orçamento e para insumos/matéria prima – até 90% do orçamento – o máximo pode chegar a R$ 4 mil. O prazo de quitação é de 72 meses para veículos de carga, com seis meses de carência e de 60 meses para outros tipos de automotores – a carência também é de seis meses. Para equipamentos e sistemas de informatização são 36 meses para o pagamento do empréstimo sem carência. Aos demais investimentos o prazo é de 96 meses, com um ano de carência.
As garantias são as seguintes: Funproger – 80% do valor financiado vezes a quantidade de meses do financiamento (0,001); 120% do valor do orçamento e outras a critério do banco. O prazo para liberação a partir do início do processo é de 30 dias. Há incidência de 2% sobre o valor contratado a título de TAC (Taxa de Abertura de Conta) e 1% sobre o valor do projeto desenvolvido pelo Sebrae para o Funproger.
Os documentos necessários são a declaração do IR, GFIP (Simples), balanço e DER (último exercício), balancete analítico recente, declaração de que não detém operação em outra instituição, PIS/Pasep, matrícula do imóvel e seguro dos bens financiáveis.
Passos
Os empresários sócios da ACIC podem ser tomadores e fornecedores dos produtos financiáveis pelo convênios. Os interessados devem seguir os seguintes passos: a proposta de financiamento deve ser preenchida na ACIC, faz-se então a consulta cadastral da empresa, sócios e cônjuges; o limite de crédito é liberado pelo Banco do Brasil; orçamento, projeto de capacidade de pagamento elaborado pelo Sebrae e para isso precisa do relatório com faturamento dos últimos 12 meses (vendas à vista e a prazo). Mais informações pelo 321-1439, com Mirian.