Porto Seco iniciará atividades este mês

A Estação Aduaneira do Interior (Eadi) deverá entrar em funcionamento ainda este mês. A informação foi obtida por diretores da ACIC na quinta-feira em contato com representantes dos órgãos integrados ao processo de implantação e de operacionalização do Porto Seco em Cascavel, sob responsabilidade principalmente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e da Receita Federal.
O dado anterior à disposição da ACIC, passado durante recente reunião empresarial de quinta-feira pelo o diretor técnico operacional da Eadi, Davi Aparecido Pinezi, era de que a unidade estaria apta a começar a operar até o dia 15 de outubro. O prazo venceu quarta-feira e a presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, o vice-presidente Guido Bresolin Jr. e o diretor de Comércio Exterior, Heroldo Secco Jr., buscaram então novas informações sobre o funcionamento do Porto Seco.
“Essa é uma obra estratégica para Cascavel e para a região e quanto antes ela começar a operar, melhor”, segundo Guido Bresolin Jr. A função da Eadi é o desembaraço de mercadorias e a principal vantagem do processo é a proximidade de uma estrutura do gênero, beneficiando principalmente exportadores e futuros exportadores estabelecidos em Cascavel e municípios vizinhos. A conseqüência deverá ser a agilidade dos processos.
O funcionamento do Porto Seco só não começou ainda devido ao atraso nos trâmites internos da Receita Federal, mas a estação deverá, segundo informações oficiais, começar a atender nos próximos dias. A estrutura foi implantada em área anexa ao complexo da Ferropar em Cascavel, na BR 277 saída para Curitiba. Além de atuar com o desembaraço aduaneiro no que se refere à importação e exportação de mercadorias, ela contará também com armazéns para recepção e armazenagem.