Associações comerciais do Oeste trocam experiências

A troca de experiências é um dos mecanismos que a Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Oeste do Paraná (Caciopar) começa a usar com a finalidade de integrar e de fortalecer o setor produtivo na região. Representantes de um dos cinco núcleos empresariais criados pela Caciopar estiveram reunidos na noite de quinta-feira na ACIC, em Cascavel, para relatar serviços e o funcionamento de suas entidades.
A presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak, considera a aproximação das associações comerciais como um passo importante no processo de unidade dos setores econômicos de uma das regiões de maior produção do País. Susana considera a idéia tão boa que sugeriu ao presidente da Caciopar, José Carlos de Souza, o Zezinho, apresentá-la na próxima reunião da Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná.
A apresentação dos serviços é a primeira etapa de um projeto contínuo e que buscará também a elevação da representatividade dessas entidades, que defendem os interesses de uma fatia considerável da economia dos seus respectivos municípios, informa Zezinho. A troca de informações e experiências quer contribuir de forma permanente no aprimoramento dos meios de relação das Acia´s e dos seus sócios, segundo o consultor da Faciap e colaborador da coordenadoria, Edson Braga da Silva.
Serviços
O núcleo que se reuniu quinta na ACIC é formado pelas associações comerciais de Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Braganey, Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Cascavel e Corbélia. Cada representante das entidades presentes deu detalhes sobre o funcionamento da estrutura, número de sócios, fontes de receitas, convênios e serviços diferenciados oferecidos aos sócios.
Uma das apresentações que mais chamaram a atenção foi a da Acit, de Toledo, que trouxe novidades sobre uma forma alternativa de consultas ao SCPC. Há preocupações comuns quanto a oferta de cursos e treinamentos para a capacitação profissional e com a modernidade no processo de comunicação, com destaque para o uso da internet. A próxima reunião do núcleo será no dia 3 de novembro, em Toledo. Atualmente, 42 associações comerciais do Oeste estão integradas à Caciopar.