ACIC adere ao programa de qualidade 5S

Os colaboradores da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) estão desenvolvendo a segunda etapa do 5 S, um dos programas de qualidade total mais conhecidos e difundidos no mundo. A finalidade central desse trabalho é a reeducação de hábitos e a autodisciplina, como informa a psicóloga que presta consultoria em gestão de pessoas para a ACIC, Rosana Moreno Pagan, que coordena este projeto na entidade. “A implantação dos sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina buscam tornar o ambiente de trabalho ainda melhor, dinâmico e mais produtivo”, afirma ela.
A primeira fase consistiu em reuniões preparatórias e informativas sobre o que é, os objetivos e os resultados pretendidos com o programa. A segunda envolve o descarte do que não se precisa e o despertar do hábito de manter apenas o que é realmente útil para o desenvolvimento das tarefas individuais e coletivas da empresa. O descarte é um processo contínuo, mas o primeiro retirou enorme quantidade de material inservível de gavetas e armários e levou até ao leilão de móveis em desuso. A ACIC comercializou, entre outros itens: cerca de 2,1 mil quilos de papel, além de portas, divisórias, cadeiras, mesas e quadros.
Um dos conceitos centrais do 5 S, um programa originário do Japão pós-guerra, é o trabalho conjunto, o uso de equipamentos de forma compartilhada, a troca de informações e de sugestões e o trabalho constante em aspectos referentes à motivação, busca da qualidade e da eficiência contínuas. Um dos resultados do programa na ACIC é a integração entre os colaboradores, já bem maior em comparação há alguns meses. A resistência costuma ser um dos problemas comuns à implantação do 5 S, justamente em função de trazer tantas mudanças e todas ao mesmo tempo. Porém, essa dificuldade é vencida no decorrer do processo.
Auditoria
O programa 5S está consolidado no Brasil e há empresas nacionais referências mundiais em eficiência resultado também do uso dessa ferramenta. “O que a ACIC quer é poder oferecer os instrumentos certos e necessários para manter sua equipe sempre motivada, atualizada e oferecendo o melhor aos nossos sócios”, diz a presidente da entidade, Susana Gasparovic Kasprzak. A primeira auditoria do programa terminou nesta sexta-feira. Nela, colaboradores e diretores averiguaram o resultado das duas primeiras etapas em cada um dos setores da ACIC.