Notícias


Imagem Notícia

Empresários sugerem ações contra a dengue

Os empresários estabelecidos em Cascavel vão poder sugerir ações alternativas de prevenção e combate à dengue no município. A informação é de Leopoldo Furlan, representante da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, no Comitê contra a Dengue, e foi transmitida na reunião empresarial de quinta-feira à noite. “Ninguém está imune ao problema e todos devem, além dos trabalhos práticos já conhecidos, contribuir com novas idéias para tornar a prevenção ao vetor de transmissão de doenças que podem ser fatais ainda mais eficiente”, entende a presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak.
As sugestões vão ser analisadas e as consideradas viáveis vão auxiliar nas estratégicas de combate ao Aedes aegypti, que também é o agente transmissor da febre amarela. De janeiro a 22 de setembro deste ano, os agentes da dengue fizeram 461 mil visitas domiciliares. O trabalho deles é informar sobre cuidados básicos de prevenção. O nível de infestação é de 0,95%, pouco abaixo do considerado como satisfatório pela Fundação Nacional de Saúde, que é de 1%. A intenção é reunir todas as sugestões até no máximo o início de abril. Elas podem ser oferecidas pelo telefone 326-3135.
Campanha
A Campanha “Cascavel contra Dengue” foi lançada há poucos dias e tem como slogan “Elimine o mosquito ou assuma o risco”. O trabalho é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de Controle de Endemias. Os meses de calor são os mais propícios para a procriação do mosquito, por isso os trabalhos de informação começam mais cedo. Vinte e nove casos autóctones (contraídos no próprio município), 16 importados, um em trânsito e, atualmente, 22 casos estão sob investigação.
Esse é o quadro da dengue este ano em Cascavel.
Voltar