Cascavel terá seu banco de dados empresarial unificado

Saber qual é o perfil de cada empresa instalada em Cascavel, seu ramo de atuação e estrutura é um dos objetivos de convênio assinado quinta-feira entre a ACIC e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. A intenção é ampliar e unificar o banco de dados com informações sobre indústrias, estabelecimentos do comércio e da prestação de serviços em atuação no município e com isso ter à mão dados precisos sobre a força e importância desses segmentos, segundo o vice-presidente da ACIC para Assuntos da Indústria, Roberto Kaefer.
A necessidade de elaboração de um instrumento do gênero foi debatida durante uma oficina da diretoria da ACIC e, através dele, criar ações e ferramentas que possam contribuir para o crescimento contínuo do setor produtivo. “A existência de um banco de dados amplo, atual e unificado é imprescindível para a definição de estratégicas de fortalecimento, incluindo acessos facilitado o repasse de informações, de novas tecnologias e das possibilidades de inserção no mercado internacional”, conforme Kaefer.
O convênio de parceria e intercâmbio de informações é fundamental para o fortalecimento da economia de Cascavel, concorda a presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak. O vice da Indústria lembrou a importância do Brasil no contexto agrícola mundial e citou que o País tem tudo para participar também como grande fornecedor em outras áreas, a exemplo do setor do vestuário. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Terres, entende a parceria como das mais enriquecedoras.
“A administração tem interesse e vai contribuir para a elaboração, juntamente com a ACIC, de um banco de informações sobre o setor empresarial”, disse Terres. “Possibilitaremos assim definir quem é indústria, comércio e prestação de serviços”, complementou Kaefer. As informações que darão origem ao banco de dados permitirão ajustar e ordenar tecnicamente o acervo cadastrado e o acesso a ele será disponibilizado a empresários e autoridades interessadas.