Notícias


Imagem Notícia

Cascavel lança o "Dia sem carro"

Um dia em que os motoristas deixam o carro na garagem e seguem para o trabalho, para as compras ou para visitar alguém usando meios coletivos ou alternativos de transporte. Essa é a idéia do “Dia sem carro”, mais um dos eventos da Comissão da Semana do Trânsito, organizadora da Semana do Trânsito 2003, aberta dia 18 e que prossegue até 25 de setembro em Cascavel. A cidade francesa de La Rochelle foi pioneira nesse programa, lançado em 1997 do qual vários municípios do planeta já aderiram.
Jerry Sperandio, do Núcleo de CFC´s e representante da ACIC na Comissão de Trânsito, informou quinta à noite durante a reunião semanal da ACIC que o “Dia sem carro” será realizado experimentalmente nesta primeira edição e ocorrerá das 9 às 11 horas somente na área compreendida pelo calçadão da avenida Brasil. “Queremos com isso, provocar a reflexão sobre os problemas ocasionados pela quantidade excessiva de veículos nas vias públicas de nossa cidade, como poluição, congestionamentos e acidentes. Conseqüentemente estimula-se o uso de transportes coletivos ou alternativos”, reforça Jerry.
O “Dia sem carro” foi adotado em Paris em 1999 e chegou ao Brasil dois anos depois. Alguns números contabilizados na capital francesa podem dar uma noção dos reflexos desse tipo de atitude: a poluição causada pelo trânsito caiu em 30%, mesmo índice obtido na redução de números automóveis em circulação. Curitiba também já adotou o procedimento e pelo menos 67 mil dos 744 mil veículos deixam de ir às ruas nas datas acordadas.
Essa é mais uma alternativa para reduzir problemas comuns ao trânsito e o sucesso em Cascavel vai depender da colaboração de todos, conforme Jerry. O respeito às leis e à vida são os enfoques da Semana do Trânsito 2003. A organização geral da campanha é da Companhia Cascavelense de Transporte e Tráfego (CCTT) com auxílio de cerca de 40 entidades, entre elas o Núcleo de CFC´s.
Voltar