Notícias


Imagem Notícia

Um começo intenso

Autor: Guido Bresolin Jr.




Dois mil e sete começa com a confirmação de que o ano tem tudo para ser dos mais produtivos para Cascavel e para a região Oeste do Estado. Acontecimentos recentes confirmam isso. O governador Roberto Requião e o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, estiveram aqui no dia 7 de fevereiro para entregar trecho de 35 quilômetros da duplicação entre Cascavel e Toledo, uma das mais antigas reivindicações da comunidade regional, e o Show Rural Coopavel, que recebeu mais de 143 mil visitantes, marcou o início da recuperação do agronegócio brasileiro, que vinha de trás anos de crise em função da instabilidade climática, do câmbio e de fatores associados ao cenário mundial de grãos.


O presidente Lula lançou o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, e o Super-Simples, que dá mais fôlego ao setor produtivo, vira realidade. O PAC, apesar de suas limitações e das críticas que enfrenta, pelo menos assume a condição de indicativo de que o Brasil começa a se estruturar e modernizar para enfrentar um cenário de concorrência mundial ainda mais acirradas e, ao mesmo tempo, de novas e promissoras oportunidades. A Lei Geral, também já aprovada, entra em vigor em julho e aliviará a carga tributária de minis e pequenas empresas. Há muito não experimentávamos um ano que, antes do carnaval, trouxesse tantas e tão boas novidades.


Um dos acontecimentos mais importantes para a região foi o envio, em janeiro, de proposta do governo do Estado que previa a criação da Região Metropolitana de Cascavel. Alguns percalãos fizeram com que a matéria fosse retirada da pauta da Assembléia Legislativa e o anseio de anos terá de esperar um pouco mais. O recuo deve levar as lideranças regionais, indistintamente, a uma reflexão acima de qualquer diferença ou interesse. A Acic sempre defendeu e trabalha intensamente há 46 anos(comemora seu 47º aniversário no dia 4 de abril) em favor das causas de Cascavel e da região, porque qualquer conquista trará reflexos para o todo.


A criação da Região Metropolitana, muito maus que uma designação, assumirá o fundamental papel de consolidar o processo de integração regional, há anos almejado por lideranças com visão de futuro e movidas por interesses pautados pela unidade. A maior lição é de que o bom senso deve alimentar esforços e negociações para fazer com que as comunidades do Oeste possam usufruir de parcerias, de programas e de ações capazes de potencializar contínua e gradativamente os indicadores econômicos e sociais a região. A implantação da Região Metropolitana vai se traduzir em uma vitória e em dias melhores para todos.

Voltar