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Nota oficial da Acic sobre o pedágio

A Acic acompanha e participa desde a década de 1990 dos debates sobre a concessão de rodovias no Paraná. E agora, ao lado de entidades, líderes e comunidade, participa ativamente das discussões sobre o modelo que regerá a nova concessão pelos próximos 30 anos.

Quanto ao recente anúncio feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, a Acic reconhece que houve alguns avanços em comparação à proposta original, como a desconsideração da outorga onerosa e do modelo híbrido, mas temos algumas preocupações a considerar.

 

*Aporte pode reduzir desconto na tarifa

Um dos aspectos que mais geram dúvidas é quanto ao aporte inserido na proposta. Mesmo que agora o percentual de desconto seja livre, a cobrança, a partir dos 17%, de R$ 150 milhões a cada novo percentual de desconto dado cria limitações que farão com que a tarifa não seja tão baixa como realmente poderia ser.

 

*Mais transparência sobre o degrau tarifário

A Acic também entende a necessidade de maior transparência quanto ao degrau tarifário, que será variável. Como as obras serão no início do contrato, os usuários pagarão tarifa cheia por praticamente 20 anos. Por isso, ter mais informações sobre os percentuais que deverão ser praticados é fundamental.

 

*Acic é contra pedágio entre Cascavel e Toledo

A Acic também se manifesta contrariamente à instalação de novas praças de pedágio, principalmente na BR-467, entre Cascavel e Toledo. Essa é uma duplicação antiga, que já foi paga e a cobrança trará enorme impacto à economia de duas das principais cidades do Estado.

 

*Reconhecimento à atuação do governador

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel também reconhece o empenho do governador Ratinho Júnior nesse assunto. Ele deu contribuições importantes em todas as etapas dessa discussão. Mas precisamos seguir com o debate, respeitoso e sereno, porque novos avanços são necessários.

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