AcicLabs e PTI se unem para impulsionar projetos de inovação

Dois dos principais atores do ecossistema de inovação do Oeste do Paraná acabam de firmar termo de cooperação técnica, científica e cultural. AcicLabs e PTI passam a ser parceiros em ações voltadas a incentivar e a impulsionar projetos capazes de conduzir a região a um novo estágio no seu processo de desenvolvimento. “Além de grãos e outras riquezas, também queremos exportar tecnologias”, diz o diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu Rodrigo Régis.

A assinatura da parceria reuniu diretores da associação comercial e do PTI, o braço de tecnologia da usina campeã mundial em produção de energia limpa e renovável. “Esse é um avanço que precisa ser comemorado, porque aproxima forças de um segmento em expansão e que se conecta com transformações determinantes”, aponta o presidente da Acic Genesio Pegoraro.

O diretor de Inovação da Acic, Siro Canabarro, considera a assinatura do termo com o PTI um marco para a aceleradora e hub de inovação da entidade. “Estamos somando forças e nos aprimorando. Para olhar para o futuro, temos que pensar em inovação, do contrário seremos apenas consumidores. Temos condições, conhecimentos e parcerias para sermos protagonistas do futuro que queremos”, destaca Siro.

Por sua vez, Rodrigo Régis afirma que a região, como referência em agronegócio, tem condições de exportar soluções tecnológicas que resolvam demandas reais do setor produtivo. “É disso que trata essa parceria. É com essa visão que esses ambientes vão trabalhar, focados em inovações capazes de impulsionar ainda mais a economia do Oeste do Paraná”, ressalta o diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu. Ainda durante o ato de assinatura, cinco startups falaram de seus projetos - Westsoftware, Saara & Cé Engenharia, Ostomiza, Lolita e Manfing.

Suporte mútuo

Com a parceria, Acic Labs e PTI darão suporte mútuo a startups atualmente abrigadas em suas estruturas. “Se uma empresa de inovação atendida pelo PTI precisar de algo de Cascavel, como utilizar ambiente, consultar mentores e acessar contatos da Acic Labs, tudo será agilmente colocado à disposição. E o mesmo ocorrerá no sentido oposto, de Cascavel a Foz do Iguaçu”, explica o executivo do hub de inovação da Acic, Sergio Altavini.

A Acic Labs está em atividade há cerca de três anos. A estrutura funciona no segundo piso do Edifício Rui Barbosa. O ambiente, além de incubar empresas, recebe eventos diversos ligados à inovação. O Parque Tecnológico, por sua vez, foi criado pela Itaipu em 2003. A finalidade dele é integrar e transformar conhecimentos e tecnologias em soluções que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

Legenda: A assinatura aconteceu na tarde da última quarta-feira, na AcicLabs, em Cascavel