Acic tem ferramenta que reduz tempo e custos na solução de conflitos

A Acic é a única entidade empresarial do Oeste do Paraná que conta com uma ferramenta capaz de reduzir tempo e custos na solução de conflitos judiciais. É a Mediacic, uma câmara privada de mediação implantada na associação comercial na metade de 2020 em parceria com a Mediarb.

O assunto foi apresentado a diretores da Acic na manhã desta quarta-feira pelos advogados Mary Andrea Alves Jurumenha e Charles Lustosa, que são os gestores da câmara. Em média, o tempo para a solução de ações judiciais no Paraná é de sete anos e quatro meses e na Mediacic é de apenas uma fração disso. O volume de recursos empregados também é muito menor e a diminuição do tempo é um dos aspectos que explicam isso, conforme Charles.

Outra das vantagens da mediação é a resolutividade, com média de acordos no Brasil de 93%. O serviço da mediação privada, autorizado no Brasil desde 2015, é utilizado por associados e não filiados da Acic, particulares, empresas atuantes no Mercosul, profissionais liberais, poder público, cidades da região e em breve será também por cooperativas de crédito e de saúde. “Estamos até no Vale do Silício (EUA) por intermédio do Grupo Mulheres do Brasil”, citou Mary Andrea.

A maior parte das mediações realizadas até agora busca soluções de conflitos trabalhistas, todavia as mais diferentes questões judiciais podem ser tratadas na Mediacic. “É uma nova porta para soluções nas áreas mercadológica, social, familiar e relações com consumidor e contratual. E tudo com o máximo de sigilo, agilidade e modernidade”, segundo Charles.

Embora em atividade há pouco tempo, a Mediacic já está em mais de dois mil contratos e a expectativa é que esse número cresça substancial e rapidamente, principalmente em razão desse tipo de ferramenta registrar, nos últimos cinco anos, crescimento superior a 40% por exercício no País. Para mais informações basta ligar no 3321-1470 ou se dirigir à Acic, na rua Pernambuco, 1800.

Legenda: O assunto Mediacic foi apresentado na reunião de diretoria da Acic, nesta quarta pela manhã