Dia dos Pais: Avanço da vacinação traz otimismo aos comerciantes

Cascavel segue como uma das cidades com consumidores e comerciantes mais otimistas do Estado

O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das medidas restritivas frente à pandemia devolveram o otimismo aos empresários paranaenses, que esperam aumento nas vendas neste Dia dos Pais. Este é o cenário apresentado pela pesquisa da Datacenso, empresa contratada pela Federação Paranaense das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) para medir a expectativa dos comerciantes e consumidores neste período de vendas aquecidas.

A pesquisa ouviu 500 comerciantes e 1006 consumidores entre os dias 12 e 19 de julho em sete cidades de diferentes regiões paranaenses: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 3% para os consumidores e 4% para os comerciantes.

O levantamento mostra que a maioria dos comerciantes paranaenses acredita que as vendas em função do Dias dos Pais, próximo dia 8 de agosto, serão 9,64% superiores às do mesmo período do ano passado. E, no geral, 65% acreditam no aumento das vendas. Os empresários mais otimistas estão em Londrina, onde 76% acreditam no aumento das vendas, seguida por Cascavel, com 73%, e Curitiba com 64%.

De acordo com o estudo, a maior parte dos comerciantes paranaenses está esperançosa com o rumo da economia e, principalmente, com o seu negócio, cujo índice apresentou crescimento de 28% em relação à pesquisa Faciap/Datacenso do Dia dos Namorados. 58% dos entrevistados disseram-se esperançosos com relação a economia e a cidade mais otimista também foi Londrina, com 70% de esperançosos.

Esse otimismo se estende também ao futuro dos próprios negócios, sendo que 86% acreditam que vai melhorar e apenas 13% dos entrevistados mantiveram-se preocupados.

Consumidor

A maior parte dos consumidores (66%) também acredita que o Dia dos Pais deste ano será melhor que o do ano passado, sobretudo para os entrevistados de Londrina, Francisco Beltrão e Ponta Grossa. Este otimismo se justifica, também, em função do andamento da vacinação e da flexibilização das medidas sanitárias. Os paranaenses pretendem consumir em média R$ 168,69 neste Dia dos Pais. O valor do tíquete aumenta em Curitiba, atingindo a intenção de gastar  R$ 176,05, principalmente com roupas, bebidas e cosméticos, os três itens preferidos na intenção dos consumidores.

Comerciante

O Índice de Confiança do Comerciante Paranaense (ICC), que avalia o estado de entusiasmo em relação à atual situação econômica do Brasil, numa escala de 0 a 200 pontos, aumentou, demonstrando que os comerciantes estão mais confiantes com relação à melhoria das vendas. Na pesquisa para o Dia das Mães o ICC era de 125 pontos; no Dia dos Namorados subiu para 135 pontos e agora, Dia dos Pais, subiu ainda mais, alcançando 148 pontos.

Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, essa pesquisa demonstrou que a economia paranaense começa a pulsar e melhorou muito a expectativa dos comerciantes. “O otimismo é tudo para que a economia volte a aquecer, com aumento das vendas, do lucro dos comerciantes e de toda a cadeia produtiva”, disse Moraes, ao destacar que o empenho dos governos com a vacinação em massa é fundamental, pois traz confiança às pessoas e elas se sentem confortáveis para trabalhar, sair às compras e a viver melhor.

Cascavel

O município de Cascavel está entre os mais otimistas do Paraná quanto ao aumento das vendas: Londrina 76% e Cascavel, 73%. Quanto à expectativa de crescimento em comparação ao ano passado Cascavel aparece em terceiro com 11,55%. Quem lidera são Londrina e Beltrão, com mais de 13%.

Cascavel está em primeiro na expectativa dos comerciantes de melhora na economia brasileira - 62% dos entrevistados. E também lidera na expectativa quanto a avanços do seu negócio. Noventa por cento dos empresários de Cascavel se disseram otimistas de que sua empresa vai crescer nos próximos meses.

Cascavel também está entre as mais otimistas entre os consumidores. Curitiba espera o maior tíquete médio de venda, com R$ 176 e Cascavel vem em segundo com R$ 171.