Notícias


Imagem Notícia

Pacheco diz na Acic que Paraná pode ser 1º a regulamentar o homescholling

O Paraná poderá ser o primeiro estado brasileiro a regulamentar o homescholling (educação domiciliar), disse durante reunião de diretoria da Acic, na manhã desta quarta-feira, o deputado estadual Marcio Pacheco (PDT). Convidado para falar de seus trabalhos na Assembleia, o parlamentar dedicou parte de sua fala a um tema que mobiliza diversos setores no Brasil.

A regulamentação dará, segundo Pacheco, segurança para que os pais decidam como e onde querem que os seus filhos estudem. Hoje, sem um marco legal, essa postura é vista como abandono intelectual e pode trazer consequências graves à família. “Esse é um direito que os pais precisam ter por vários motivos, mas principalmente para preservar os filhos, por exemplo, do bullyng e de outras situações constrangedoras e ameaças”.

Pacheco empregou o exemplo de uma professora que mantinha, durante as aulas, um aluno com deficiência dentro de uma caixa de papelão. A educação domiciliar está regulamentada em 66 países e envolve mais de três milhões de pessoas no mundo. No Brasil, 40 mil famílias são adeptas desse tipo de aprendizado. “Aqui no Paraná, o assunto avança bem e queremos ser os primeiros a poder exercer essa atividade livre e legalmente. Os pais poderão então escolher os professores, segundo os valores que defendem, que ensinarão os seus filhos”.

Balanço

O deputado estadual apresentou um relatório detalhado dos recursos que viabilizou no atual mandato. “São verbas que não viriam se não fosse a minha atuação parlamentar”, afirmou. São mais de R$ 30 milhões conseguidos a municípios de várias regiões e mais de R$ 8 milhões para Cascavel, principalmente para as áreas de saúde e educação. Pacheco, que está na metade do terceiro mandato, destacou virtudes pessoais e do governo de Ratinho Júnior. “É um líder de princípios e que atua pelo bem do seu povo e do seu Estado”, disse.

Pacheco também citou outros projetos de sua autoria, como em favor de portadores de fissura lábio-palatal e da obrigatoriedade, no Estado, do pagamento da tornozeleira eletrônica por pessoas que possam bancar o custo do equipamento. O parlamentar afirmou manter boas relações com a administração pública municipal, porque todos têm o propósito de contribuir para avanços a Cascavel e se colocou à disposição da Acic para auxiliar nas mais diferentes demandas. O presidente da entidade, Genesio Pegoraro, agradeceu e desejou sucesso à trajetória política do parlamentar.

Legenda: O deputado Pacheco e o presidente da Acic, Genesio Pegoraro

 Crédito: Assessoria

Voltar