Cascavel cria aliança para integrar empresas locais à inovação aberta

Cascavel deu na manhã desta sexta-feira um passo importante para começar a integrar empresas ao conceito da inovação aberta – open innovation. Encontro na Sala Paraná, na Acic, aproximou diretores da associação comercial, Fundetec e Sebrae de diretores de grandes empresas locais que percebem e valorizam a importância de integrar seus negócios aos avanços da tecn0logia.

A condução dos trabalhos foi feita pelo diretor de Inovação da Acic, Siro Canabarro, pelo cofundador da Acic Labs Carlos Guedes e pelo executivo da aceleradora e hub de inovação da entidade Sergio Altavini. “O objetivo foi detalhar a esses empresários o que é a inovação aberta, como ela funciona e os benefícios possíveis às atividades e aos resultados das suas corporações”, de acordo com Siro.

Inicialmente, cinco empresas foram escolhidas para integrar a parceria – Coopavel, Consilos, Carelli, Nutriplan e Ferroeste. Para que pontos específicos do conceito de Open Innovation fossem apresentados, o encontro contou com a participação online de profissionais que apresentaram cases de sucesso. Eles reforçaram a relevância de parcerias para superar problemas e desenvolver soluções conectadas com um novo consumidor e um mercado em transformação.

Prática

A partir de agora, a metodologia apresentada aos Ceos vai ser levada às empresas. Inicialmente, ela será trabalhada com diretores e seus respectivos departamentos. “A ideia é avançar gradualmente para que as mudanças sejam corretamente assimiladas e os resultados apareçam”, diz o executivo da Acic Labs, Sergio Altavini. Pessoal altamente qualificado da aceleradora, Fundetec e Sebrae vão atuar sempre de forma conjunta para que o projeto aconteça da melhor forma possível, destaca o diretor Carlos Guedes.

“Cascavel está no centro de um ecossistema de inovação com enorme potencial e ficamos felizes, por meio da Acic, de contar com um espaço apropriado, com diretores e profissionais preparados para a missão de aproximar empresas, dos mais diferentes setores, de um novo mundo pautado na inovação”, observa o presidente da associação comercial Genesio Pegoraro. À medida que o Open Innovation se consolidar, outras empresas vão ter a chance de também se integrar ao projeto.

O que é?

A inovação aberta é uma janela à inovação colaborativa e diversificada. Ela atua com o esforço conjunto e a constante alimentação de novas ideias. O termo surgiu na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, e propõe uma abordagem diferenciada para diminuir a distância entre os ensinamentos acadêmicos e a aplicação prática deles.

Nesse conceito de inovação, a geração de novas ideias não parte apenas da equipe interna de uma empresa. Mas também de um conjunto de elementos externos que vão desde fornecedores até clientes, startups, órgãos públicos e outros. Os benefícios da inovação aberta são os seguintes: cooperação mútua, rentabilidade, ampliação do networking, aumento de performance da empresa, melhoria e agilidade na produção e melhor implementação de propriedades intelectuais.

Legenda: Encontro ocorreu na Sala Paraná. Depois, participantes fizeram visita à Acic Labs