Notícias


Imagem Notícia

Com handbike, cadeirante voador quer conquistar o mundo

O cascavelense Daniel Viana, 45, é uma estrela entre praticantes e apreciadores de esportes paraolímpicos. Há 12 anos, ele compete e conquista títulos em provas de corrida próprias e adaptadas para cadeirantes. Agora, com um sonho de anos que se transformou em realidade, Daniel quer conquistar o mundo a bordo de uma handbike.

Ainda jovem, Daniel sofreu um acidente de trabalho que o deixou paraplégico. Durante anos, ele não sabia como recomeçar e o que fazer da vida, até que foi incentivado a transformar seu meio de transporte em uma fonte inesgotável de adrenalina. A cadeira de rodas virou o passaporte para uma vida nova, de esforço, suor e glórias.

Durante anos, Daniel acumulou títulos nas mais diferentes provas e com os mais variados percursos. O reconhecimento mais importante veio em Foz do Iguaçu em 2008, quando foi campeão de uma maratona dedicada a deficientes como ele. “Foi o auge da minha carreira. Um dia muito especial que guardo no coração”. Com a pandemia, os treinos ficaram mais difíceis e a motivação já não era a mesma.

A retomada da carreira de vitórias vem agora com a conquista de uma handbike, comprada com a colaboração de parentes, amigos e admiradores. A bicicleta é especialmente projetada. O condutor se deita em uma plataforma e aciona o mecanismo de impulso com as mãos. “Se na outra, convencional, eu já era conhecido como cadeirante voador, com essa, com foco na velocidade, chegarei ao espaço”, brinca Daniel, que já tem uma nova meta: ser bicampeão mundial da maratona para paratletas em prova agendada para 2022.

A Acic é uma das entidades que apoiam a inspiradora, dedicada e vencedora carreira do atleta. “Conheci o Daniel há alguns anos e fiquei emocionado com a sua história de superação. Ele é um exemplo de perseverança e de que é possível, apesar das dificuldades, recomeçar e vencer”, diz o gerente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Cesar Ioris.

Legenda: A handbike foi entregue a Daniel no programa Tempo Quente, de Oziel Luiz (Batatinha), na TV Tarobá

 Crédito: Assessoria

Voltar