Notícias


Imagem Notícia

Guarapuava inspira projeto de iluminação e monitoramento de Cascavel

Guarapuava é a primeira cidade do Paraná a criar uma parceria público-privada para colocar em prática um moderno sistema de substituição de lâmpadas convencionais por led e a primeira do Brasil a integrar no mesmo contrato monitoramento com uso de câmeras sofisticadas. O Ilumina Guarapuava é uma das principais contribuições da administração pública do ex-prefeito Cesar Silvestri Filho ao município e os resultados são tão bons que ele tem sido convidado para falar da experiência em vários lugares.

Na manhã desta quarta-feira, Cesar, acompanhado do prefeito Leonaldo Paranhos e de secretários, esteve na Acic para encontro com diretores e integrantes dos conselhos Deliberativo e Superior da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. A recepção foi feita pelo presidente Genesio Pegoraro e pelo vice, Assis Marcos Gurgacz. “O Ilumina Guarapuava é um projeto modelo e que, além de excelentes resultados, melhora a autoestima daquela comunidade. Queremos algo parecido em Cascavel e, como precisamos ganhar tempo, é importante aprender com os erros e os acertos dos outros”, destacou Paranhos.

Persistência

Cesar disse que Cascavel começa bem o debate em torno do seu futuro projeto de eficientização de energia, envolvendo toda a comunidade, a exemplo da Acic. O ex-prefeito afirmou que o Ilumina Guarapuava não é uma simples troca de lâmpadas de tecnologias diferentes. É a adoção de uma plataforma com inúmeras possibilidades e soluções tecnológicas que abre caminho para a prática do conceito de cidade inteligente. Mas para chegar nesse estágio, afirmou ele, foi necessário persistência para se adaptar e observar leis e regras, para enfrentar a resistência de muitos e derrotar a reserva de mercado.

Os cuidados envolvidos no processo conduzem Guarapuava a um cenário novo, de modernidade, aprovação popular, economia, segurança e eficiência em serviços públicos de longo alcance. A troca das milhares lâmpadas antigas por outras de led ocorreu na metade do tempo esperado, em apenas 13 meses e os resultados começaram a aparecer logo. A economia de energia chega a 63% e a eficiência de luminosidade cresceu 73%. A tecnologia utilizada gera menos custos em função de as lâmpadas de led ser muito mais duráveis e gastar menos.

A opção pela parceria público-privada contribuiu para viabilizar o projeto e evitou retirar recursos de outras fontes, disse Cesar Silvestri Filho. O contrato possibilitou a instalação de 123 câmeras de monitoramento em pontos definidos a partir de um cuidadoso e técnico mapeamento de todo o perímetro urbano. O equipamento é tão sofisticado que permite, por exemplo, leituras de placas de veículos e identificação facial. O sistema aceita a inserção de serviços igualmente importantes, como o monitoramento dos ônibus do transporte público, do estacionamento regulamentado, aferição de contas de água e luz por telemetria e muitos outros.

Ao responder a questionamentos de empresários e autoridades presentes, o ex-prefeito de Guarapuava falou das razões para a assinatura de um contrato de 20 anos, de responsabilidades quanto à definição dos materiais empregados, logística reversa e correto descarte das lâmpadas inutilizadas. O município do Centro-Sul do Estado precisou de três anos para colocar a PPP para funcionar, mas com o caminho já percorrido e com o aprendizado acumulado novos municípios precisarão de menos tempo, reconheceu o ex-prefeito. “Mesmo assim, se Cascavel quer algo parecido, deve começar já a trabalhar”, sugeriu Cesar.

Legenda: Reunião de diretoria da Acic com a participação do ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos

Crédito: Assessoria

Voltar