Acic tem mais 13 empresas certificadas como modelo de ambiente de trabalho

Treze empresas filiadas à Acic e que atuam nos mais diferentes setores acabam de ser certificadas pelo Great Place To Work, uma das mais reconhecidas consultorias de ambiente organizacional do mundo. O anúncio das empresas certificadas neste terceiro ano da parceria aconteceu na manhã desta terça-feira, 6, em evento online com a participação de diretores do GPTW, da associação comercial e das empresas reconhecidas.

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, destacou que a entidade é parceira de toda ação ou projeto que leve avanços e novos conhecimentos às empresas. “Com um ambiente sadio de trabalho ganham a empresa, os funcionários e o consumidor final”, destacou Genesio. O diretor do GPTW no Paraná e embaixador do Great Place To Work no Brasil, Hilgo Gonçalves, lembrou que por 11 anos morou em Cascavel e que aprendeu a reconhecer na Acic uma grande parceira das empresas e do desenvolvimento local.

A finalidade do GPTW, segundo Hilgo, é a construção de uma sociedade melhor transformando cada organização em um Great Place To Work. A metodologia desenvolvida a partir da década de 1980, nos Estados Unidos, hoje está presente em 109 países, e impacta 12 milhões de pessoas. “Escutar os colaboradores e colocá-los no centro dos debates é fundamental. A inovação vem com as pessoas. Se melhorarmos o ambiente de trabalho, criamos uma onda positiva que traz ótimos resultados, até três vezes melhores que o alcançado por outras companhias do mesmo segmento”, afirmou o embaixador.

Propósito

Wellington Virgovino, colaborador do GPTW Paraná, destacou que o propósito da parceria do Great Place to Work com a Acic é incentivar empresas associadas a melhorar o ambiente organizacional, tonificando engajamento nos objetivos da empresa e no cotidiano do trabalho. Com um ambiente melhor há retenção de talentos, atração de novos colaboradores, melhor atendimento e aumento de faturamento. Wellington lembrou que para participar basta ser associado da Acic e aplicar a pesquisa.

Nas 12 empresas certificadas na edição referente a 2020 foram impactadas diretamente 5.308 pessoas. Esse dado é tão significativo, apontou a diretora executiva do GPTW Claudia Malschitzky, que permite uma leitura do ambiente de trabalho em Cascavel. O índice de confiança apontado pelos colaboradores chegou a 83, o melhor dos três anos da parceria. Os cinco pontos pesquisados são credibilidade, respeito, orgulho, camaradagem e práticas culturais - inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, contratar e receber, celebrar e compartilhar

Categorias

As empresas certificadas integram categorias segundo o número de funcionários. Na de 5 a 29, as certificadas são: Enova, Vida Pets Hospital Veterinário e Sovis; de 30 a 99 colaboradores: Brunetto Contadores Associados, Construtora Saraiva de Rezende, Cresol, Funcional Consultoria, Safeeds Nutrição Animal; 100 a 999: Cotriguaçu Cooperativa Central, Datacoper, Sicoob Credicapital e Totvs; e acima de mil colaboradores, Festval. Com o fim do anúncio, Hilgo fez o lançamento da quarta edição da parceria Acic e GPTW e que trará novidades. As inscrições começaram em 1º de janeiro e vão até 10 de dezembro.

Legenda: O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, participa da transmissão que revelou as 13 empresas certificadas