Acic Labs e parceiros lançam no dia 9 o projeto Open Innovation

A Acic Labs em parceria com Fundetec, Sebrae e Sicoob lançam o projeto Open Innovation em evento agendado para as 7h30 do próximo dia 9 de julho, na Sala Paraná, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Esse é o primeiro passo de uma parceria com uma meta ousada: aproximar grandes empresas locais de uma nova cultura com base na inovação.
O executivo da Acic Labs, Sergio Altavini, informa que inovação não tem relação apenas com tecnologia de alta performance. “Inovar é fazer algo diferente. É melhorar um processo, aperfeiçoar um produto ou acrescentar alguma novidade na forma de atender o cliente. Ou seja, é entregar algo novo incrementando um produto ou serviço que, na grande maioria das vezes, já existe”. A aceleradora e hub de inovação da Acic, e seus parceiros, dão um passo determinante para integrar empresas de Cascavel à inovação aberta.
Existem duas formas de praticar a Inovação. A fechada é quando a empresa emprega os seus próprios recursos para tentar solucionar um problema que a esteja impedindo de progredir ou de prosperar em alguma direção. Já a aberta envolve a participação de terceiros, geralmente de uma startup que estuda e então busca soluções aos problemas apresentados. A intenção da startup no processo é oferecer ideias que contribuam para otimizar processos e melhorar resultados.
Na apresentação inicial da ideia no dia 9 seis grandes empresas locais vão participar. “Os diretores convidados terão acesso a informações preciosas relacionadas à inovação aberta”, segundo Siro Canabarro, diretor de Inovação da associação comercial. “Estamos muito ansiosos com o início prático desse projeto, que há muito é debatido em encontros internos da Acic Labs. Diante de tudo o que o Open Innovation representa e alcança onde é implantado, estamos todos muito otimistas”, segundo Siro.

O que é?
Inovação aberta é uma abordagem disruptiva para pensar em como inovar ou melhorar em determinada área ou na empresa. Princípios: abertura para outras culturas, mindset, colaboração com outras iniciativas, foco no interno e externo, olhar para tudo e se conectar. Benefícios: redução de tempo entre o desenvolvimento e a venda, criar novos mercados, diminuindo custos e dando maior possibilidade de aprovação do produtivo, gerar ideias e base de conhecimento.
Iniciativas da inovação aberta: criação de times mistos com diversidade dentro da empresa; participação em eventos, meetups e encontros para fomentar trocas de experiências, e conexão com startups. E como é possível implantar a inovação aberta? Com participação e presença em hubs de inovação, aceleradoras, promoção de programas ou parcerias que fomentem estudos e contatos com ambientes acadêmicos.