Notícias


Imagem Notícia

Entidades dialogam com Acic para projeto de responsabilidade social

Elaborar um amplo projeto de responsabilidade social que possa, por meio da sensibilização de profissionais e empresários, garantir mais recursos a entidades assistenciais e filantrópicas do município. Esse é o objetivo de um diálogo que começa a ser construído entre entidades do setor contábil (Sincovel, Sescap e Instituto Décio Mertz) com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel. O contabilista William Fischer Júnior, que conhece a fundo questões técnicas do terceiro setor, esteve na reunião de diretoria da Acic, na manhã desta quarta-feira, para falar do assunto.

O ponto de partida desse trabalho será o Tributo à Cidadania, que busca destinações a projetos ligados à infância e adolescência, terceira idade, atividades culturais e esportivas e também para ações de combate ao câncer e atenção à pessoa com deficiência. “Um articulado trabalho de divulgação e de sensibilização poderá fazer com que o Tributo arrecade valores importantes”, segundo William. A média tem sido de R$ 300 mil por ano, mas o potencial da cidade chega aos R$ 20 milhões. Toledo, por exemplo, com potencial bem menor arrecada três vezes mais que Cascavel.

Devido a algumas situações do passado, o Tributo à Cidadania perdeu força, no entanto ajustes estão em curso para fazer com que ele aconteça com total transparência. Entre as ações estão a criação de um portal, desenvolvido pela Secretaria de Ação Social, e de um decreto municipal regulamentando essas atividades, com auxílio das entidades contábeis. Por meio desse decreto, diz William, uma das novidades será que o contribuinte poderá destinar 70% do valor repassado à entidade que ele desejar. Atualmente, pessoas físicas podem doar até o limite de 8% do imposto devido e pessoas jurídicas até 9%.

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, e o vice, Assis Marcos Gurgacz, manifestaram-se durante a reunião e disseram que a associação comercial sempre valorizou e quer participar ainda mais decisivamente de ações de responsabilidade social. “Com a coordenação e articulação certas, o Tributo à Cidadania poderá levar somas interessantes a entidades que tanto trabalham e ajudam pessoas e famílias que muito precisam”, segundo Genesio.

Legenda: William durante encontro com diretores da Acic na manhã desta quarta-feira

Crédito: Assessoria

Voltar