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Fernando Seabra dá dicas para elaborar pitch ideal

Em uma era pautada pela agilidade, pela concorrência acirrada e pelo elevado valor do tempo, ser didático, prático e eficiente passa a ser uma necessidade estratégica. Durante anos de contato com milhares de empreendedores, o especialista em Inovação e líder do Grupo de Relacionamento com Investidores da Micro, Pequena e Média Indústria da Fiesp, Fernando Seabra, elaborou uma metodologia para ensinar a como formatar o pitch ideal.

As dicas foram repassadas por Fernando Seabra na noite de quinta-feira durante workshop organizado pela Acic Labs em parceria com o Sicoob Credicapital. Mais de 50 pessoas de Cascavel e região, entre empresários, acadêmicos e empreendedores, participaram e puderam aprender e esclarecer dúvidas sobre o assunto. O encontro se estendeu por quase duras horas e, além de aspectos técnicos de seu método, Fernando apresentou cases ressaltando a assertividade da correta utilização do sistema que criou.

Fernando é líder da equipe de analistas do programa Shark Tank Brasil, exibido pelo Sony Channel, e que apresenta ideias e projetos de empresas inovadoras. Diante de um júri formado por empresários de grande sucesso, os empreendedores têm poucos minutos para fazer uma apresentação que possa levar o máximo de informações sobre a solução, com segurança, qualidade e objetividade. “Durante anos refleti e estudei sobre a melhor forma de formatar o pitch perfeito e entendo, diante dos resultados, ter alcançado essa finalidade”, afirmou o convidado.

Cinco aspectos fundamentais precisam ser contemplados em uma apresentação capaz de surtir os efeitos esperados no seu parceiro estratégico ou potencial investidor, de acordo com Fernando Seabra. São eles: dor, autoridade, solução, mercado e monetização. “E o mais interessante do workshop é que o Fernando deu detalhes e respondeu a inúmeros questionamentos, dos mais pertinentes, sobre esse modelo que idealizou”, observa o executivo da aceleradora e hub de inovação da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Sergio Altavini.

Conceitos

A dor, explicou Fernando, é o problema que o empresário enfrenta e que precisa resolver. Autoridade é como ele viveu essa dor, fundamental para entender e saber como agir para a busca de uma resposta. Solução é, a partir da vivência da dor, pensar e encontrar a solução de forma orgânica – não há como resolver algo sem ter experimentado, sentido o problema, segundo Fernando. É fundamental entender o tamanho do mercado e saber que, caso ele seja pequeno demais, que não vale a pena seguir adiante. E quanto à monetização, explicou: para isso é indispensável pensar e refletir sobre modelo de público, de receita, de mercado e de canal de venda.

Legenda: O workshop foi realizado na noite de quinta-feira

Crédito: Assessoria

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