Notícias


Imagem Notícia

Núcleo aprofunda conhecimentos sobre gestão financeira

Paulo Raizi foi o instrutor de treinamento sobre Gestão financeira que acaba de envolver integrantes do Núcleo de Terapias Complementares da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. O curso foi um dos que a Acic teve como contemplados da mais recente edição do Empreender Competitivo, projeto nacional que tem como parceiros a CACB, a Faciap e o Sebrae.

Segundo Dilme Fracaro, uma das participantes, o treinamento trouxe inúmeros apontamentos interessantes e que vão melhorar o desempenho dela enquanto gestora. “Aprendi a planejar e a administrar com a prática. Hoje sei quantos clientes tenho que atender para não ficar no vermelho e separar as contas pessoais da empresa. A planilha compartilhada apresentada pelo professor ajudou muito para organizar minhas finanças”, afirma Dilme.

Conteúdos

O treinamento foi trabalhado a partir de módulos, que abordaram inúmeros aspectos sobre o assunto central da capacitação. O primeiro foi sobre mudança de mentalidade e, entre outros apontamentos, tratou sobre conhecendo sobre você, o que você faz, no que você realmente é bom, porque as pessoas têm dificuldades no controle das finanças, porque você tem dificuldades de controlar suas finanças e como "taepar" seu celebro para que o controle vire um hábito.

O módulo 2 abordou Ferramentas de apoio de gestão e finanças, e aprofundou aspectos de como controlar, software, planilha e papel de padaria, as ferramentas não vão resolver seu problema, mas você precisa delas, trabalhando na prática no papel de padaria, trabalhando na prática em uma planilha, trabalhando na prática com um software, quais os ganhos e dificuldades e qual a ferramenta que você vai utilizar.

O 3, por sua vez, foi sobre Controle de receitas e despesas - como controlar suas receitas, classificação ABC de receitas produto/serviço, como controlar as despesas, classificação ABC das despesas (por grupo de despesas) e aprendendo de uma vez por todas o que são custos fixos e o que são custos variáveis.

Como criar e utilizar o seu fluxo de caixa foi o assunto principal do módulo 4, que abordou sobre: o que é um fluxo de caixa, porque usar (ganhos e perdas), como criar o seu próprio fluxo de caixa ajustado à sua realidade, como analisar seu fluxo de caixa, como evitar desencaixes financeiros. O 5 foi dedicado a Como apurar seu resultado (analisando receitas, custos fixos e variáveis, lucratividade, rentabilidade e outros), o 6 Como precificar seu produto corretamente (custos de produto, cálculo da taxa de marcação, margem de um produto, precificação) e o 7, sobre Planejamento e metas, abordou o que é, como executar, monitorar e corrigir). O último, Conhecendo seu negócio por dentro, falou sobre pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças e mapeando processos internos.

De acordo com o consultor do Núcleo de Terapias, Claiton Leske, a capacitação teve por objetivo ensinar ao terapeuta controles financeiros e técnicas de análise de custos - custos fixos e variáveis, ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, DRE, pró-labore e distribuição de lucro, planejamento orçamentário, projeção financeira, indicadores, controle e inadimplência, tendo como Resultado Potencializar o resultado de suas empresas. “São informações importantes para que ele possa otimizar resultados do seu negócio”, conforme Leske.

Legenda: Paulo e parte de conteúdo de um dos encontros mais recentes

Crédito: Assessoria

Voltar