Startup incubada na AcicLabs integra parceria em projeto local de robótica

Alunos de escolas da rede municipal de ensino de Cascavel terão uma surpresa quando retornarem às aulas presenciais. Eles vão participar de um projeto de robótica, resultado de parceria da Secretaria de Educação com a E-Tech Brasil e a Edubot, startup que nasceu e está incubada até hoje na Acic Labs, aceleradora e hub de inovação da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.

A inauguração do primeiro de 20 laboratórios que integram a parceria aconteceu nesta semana em evento com a participação do prefeito Leonaldo Paranhos, da secretária Márcia Baldin e do diretor e coordenador pedagógico da Edubot, Jocemar Nascimento. As escolas integradas recebem cortadora laser, impressora tridimensional, kits de robótica e de eletrônica pedagógica, além de material didático a alunos e a professores.

O prefeito Paranhos diz que essa é uma medida importante, porque aproxima alunos de um mundo novo que já tem e que terá ainda mais influência na vida das pessoas e no cotidiano das empresas. Segundo a secretária Márcia, inicialmente o projeto chegará a alunos do quarto e quinto anos. “Nossa intenção é, gradualmente, envolver todas as escolas da rede municipal de ensino, que são mais de 60, nesse projeto”.

O diretor da Edubot, Jocemar Nascimento, afirma que a parceria trará uma novidade interessante aos alunos. “Com isso, queremos ajudar estudantes e professores a cultivar a cultura digital. Com essas ferramentas, certamente descobriremos novos talentos”. O diretor de Inovação da Acic e um dos fundadores da Acic Labs, Siro Canabarro, diz-se muito feliz com o projeto e com a participação da Edubot. “A Acic Labs cumpre, com isso, uma de suas missões que é dar suporte aos primeiros passos de empresas de inovação, que produzem novos e fundamentais conhecimentos”.

Legenda: Inauguração do laboratório ocorreu nesta semana na Escola Gladis Tibola