Notícias


Imagem Notícia

Projeto de Arquitetos, com verba do Empreender Competitivo, alcance êxito

O Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Acic foi um dos que tiveram projeto contemplado pelo Empreender Competitivo, ação conjunta da Faciap, CACB e Sebrae. O foco da ação é a Comunicação assertiva e posicionamento, que busca repassar e compartilhar informações técnicas de qualidade para capacitar empresários e profissionais a fim de que possam desenvolver competências de comunicação e otimização de processos. “Essas ferramentas já trazem inúmeros benefícios e nos ajudarão também, além de avanços em gestão e relacionamentos, a aumentar o nosso índice de sucesso em fechamento de negócios, evitando retrabalho”, segundo a coordenadora do Núcleo, Mariana Giust.

Com 20 horas de duração, o treinamento realizado com os recursos do Empreender Competitivo, e liderado pela professora de Oratória Sheyla Sabino, foi dividido em três partes. A primeira abordou devolutiva da análise de perfil comportamental e, entre outros, tratou de aspectos como autoconhecimento profundo, descobrir o porquê de certas atitudes em momentos de pressão, encontrar principais medos que impedem alcançar objetivos e conhecer pontos a desenvolver para resultados mais eficazes e rápidos, além de repassar dicas de técnicas de voz, expressão facial e de expansão da memória.

O segundo ponto do curso enfocou questões ligadas a tipos psicológicos. Ele trabalhou aspectos das 16 competências dos perfis comportamentais, propósito, elementos da comunicação e postura e comunicação sistêmica – encontrar crenças na infância. Por sua vez, a terceira parte do treinamento foi sobre a Teoria de valores, e deu dicas sobre gravação de vídeos, discurso de conexão profunda, recursos da voz, redes sociais, como se conectar e vender para diferentes tipos de pessoas, além de técnicas para destravar mediante públicos e câmeras e estrutura do texto persuasivo.

“Tudo o que foi tratado nesse curso, de alto nível, contribui desde já para o meu desenvolvimento pessoal, primeiramente me tirando da zona de conforto. Estou descobrindo pontos fortes e aqueles que posso trabalhar para melhorar. Com esse conjunto de novas informações e orientações tenho em mãos recursos para potencializar meu crescimento pessoal e profissional”, diz Bárbara Elisa Schmoller, uma das participantes do treinamento.

 Arte ou técnica?

Sheyla questiona se falar bem é uma arte ou uma técnica? Segundo a professora, as duas fazem parte da oratória, a qual traz discursos que envolvem os sentidos, produzindo emoções distintas aos ouvintes ao mesmo tempo que pode ser estudada por meio de diretrizes. “Comunicar-se bem para qualquer tamanho de público consiste em um grande diferencial competitivo. Quem possui boa oratória aumenta suas oportunidades de negócios, promoções, conquista admiração e respeito em seu campo de atuação”, afirma a instrutora.

De acordo com Sheyla, só é possível realizar o ato da boa comunicação com o outro se antes eu me comunicar bem comigo mesmo. Isso pressupõe um processo de autoconhecimento, que levará à compreensão das raízes de nossos medos e inseguranças, a partir do momento que entendemos o porquê de nossos comportamentos, podemos lidar com eles de forma mais consciente, e assim iniciamos uma caminhada para o sucesso.

O consultor do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Acic, Claiton Leske, afirma que buscar o autoconhecimento para potencializar os resultados foi e é o grande objetivo do projeto. “E os resultados já visíveis são muito bons e animadores”, ressalta Claiton.

 Legenda: Uma das etapas da realização do treinamento com recursos do Empreender Competitivo

 Crédito: Assessoria

Voltar