Acic cria linha inédita de microcrédito a empresas

A pandemia traz inúmeras dificuldades a empresas dos mais diferentes segmentos. Atenta à realidade e comprometida em ajudar, a Acic criou uma linha inédita de microcrédito em parceria com o Sicoob Credicapital e a Garantioeste (Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná). “Essa é uma das formas que encontramos para contribuir com empresas atingidas pelas normas de restrições e pela crise que atinge a economia. O objetivo é reduzir a mortalidade de empresas e diminuir as demissões”, aponta o presidente da associação comercial, Michel Lopes.
A Linha de Microcrédito para Associados da Acic libera até R$ 30 mil por proposta. A aprovação depende de análises e critérios estabelecidos pelos parceiros da entidade. A taxa de juros é fixa, de 0,8% ao mês. O prazo para quitação é de 2 anos e carência de seis meses. Lançada há meio ano, a linha procura alcançar preferencialmente micros e pequenas empresas, observa o gerente Cesar Ioris. “Mas para aquelas que buscam valores de financiamento maior temos outros parceiros que podem ajudar, como BRDE, Fomento Paraná, Caixa, Sicredi, Banco do Brasil e Sicoob”, ressalta.

Finalidade
O dinheiro conseguido com a linha pode ser investido em capital de giro e investimento, informa a coordenadora de Soluções da Acic, Andrea Marcon. “Isso é inédito, a Acic bancar parte do recurso que é destinado para socorrer empresas. Estamos muito felizes em poder ajudar”. Ela afirma que a parceria foi estabelecida para apoiar empresários que precisam de recursos de forma rápida e que ajude a manter o negócio.
A linha, reforça Andrea, é exclusiva para pessoas jurídicas. A Garantioeste e o Sicoob vão solicitar os documentos necessários para análise e aprovação do cadastro. Outra das características da parceria é que o empresário não precisará oferecer garantias, porque quem fará isso, com a devida aprovação da proposta, é a Garantioeste por meio de carta e aval. Se tudo correr bem, entre a solicitação e a liberação do recurso são necessários apenas 15 dias.
O interessado em ter acesso ao microcrédito deve se dirigir à Acic, procurar o Ponto de Atendimento e conversar com a analista Ana Paula Casarotto. Outras informações podem ser conseguidas pelo telefone 3321-1444.

Legenda: Microcrédito, linha oferece acesso a até R$ 30 mil a micros e a pequenas empresas