Caciopar prioriza ações na área de eficiência energética

Os primeiros passos das ações elencadas pela Diretoria de Meio Ambiente no planejamento estratégico da Caciopar começam a ser dados. A coordenação é do diretor da pasta, Rafael Gonzales, que atua inicialmente em dois flancos: solicitação ao Congresso de aprovação de uma política específica para as energias renováveis e um trabalho de base com as quatro microrregionais da Coordenadoria que vai levantar as necessidades das associações comerciais e empresas quanto à utilização desse insumo.

Rafael é o autor de uma compilação, publicada na mais recente edição da Revista Somos Oeste, da Caciopar, de um documento elaborado por entidades e que trata de questões fundamentais à eficiência energética. O documento, com o nome de Carta aberta em defesa da energia elétrica distribuída, reforça os argumentos de um projeto de lei que está em apreciação na Câmara dos Deputados e que trata de aspectos que caso ignorados podem inviabilizar os encaminhamentos de um segmento determinante ao futuro do País.

Demandas

Nesta semana, Rafael participou de uma reunião que definiu agenda com diretores de micros ligadas à Caciopar. Nos encontros virtuais que serão agendados, o diretor falará do assunto, de sua importância estratégica para os consumidores, à sustentabilidade e ao meio ambiente, e também ouvirá considerações que contribuirão para novas etapas da ação macro de eficiência energética. Os diretores terão a oportunidade ainda de apresentar sugestões, segundo as suas demandas, do que pode ser feito para disseminar a cultura da eficiência energética na região.

Paraná Energia

A Caciopar e 14 associações comerciais e empresariais do Oeste já participam de um projeto que valoriza as energias renováveis. Elas estão ligadas à Paraná Energia, cooperativa criada com o objetivo de comercializar e distribuir energias produzidas por fontes alternativas, como pequenas centrais hidrelétricas, usinas de biomassa e plantas de energia fotovoltaica. De acordo com Rafael, todas essas ações estão conectadas e dependem da soma de esforços de todos para que deem os resultados esperados.

Legenda: Encontro na Caciopar que definiu fases das ações da pasta de meio ambiente