Acic faz mudanças estruturais por mais eficiência e resultados

Há três anos a Acic passa por um intenso trabalho de consultoria, análises e reestruturação. O objetivo é tornar a entidade, que já é referência, ainda mais dinâmica e eficiente contribuindo para resultados melhores ao movimento associativista e às quatro mil empresas que ela representa. Na manhã desta quinta-feira, o presidente Michel Lopes, o vice Genésio Pegoraro e o diretor Carlos Guedes estiveram reunidos com os colaboradores da casa para explicar sobre as mudanças.

O Plano de Ação Governança Corporativa foi detalhado por Guedes, que informou sobre a intenção da Acic de modernizar sua gestão para o desempenho de suas atribuições com mais fluidez e tranquilidade. “Como uma empresa, a associação comercial precisa estar atenta às novidades e se adaptar a elas. Tudo para uma gestão mais eficiente e competitiva”, segundo o presidente Michel Lopes. “Somos uma entidade de classe, mas também uma empresa que precisa de resultados para honrar seus compromissos e colocar seus projetos em prática”, destacou Guedes.

O trabalho de atualização começou na gestão de Edson José de Vasconcelos, em 2018. A Fundação Dom Cabral, uma das instituições mais conceituadas e respeitadas em projetos de governança do País, foi contratada para fazer diagnóstico, apontar alterações e passos necessários à modernização. Um dos aspectos mais determinantes do trabalho, conforme Guedes, é o planejamento estratégico, que define um conjunto de metas à entidade. E tudo ocorre com o suporte que pilares estratégicos ao cotidiano da Acic: propósitos, missão, visão e valores.

Guedes falou da estruturação, do novo desenho no organograma com a redefinição de funções e criação de novas diretorias, a exemplo da de inovação, e do início de outra etapa fundamental, que é a implantação do compliance. “Por meio dele, a entidade atuará, como faz ao longo de sua trajetória mas agora de maneira formal, segundo regras éticas, legais e com total transparência”, apontou Michel Lopes, que aproveitou para agradecer a colaboração e o empenho de todos nos dois anos de seu mandato. “Estou muito feliz com o resultado e agradeço a inestimável contribuição de cada um de vocês”.

Sucessão

No fim de abril acontece a eleição da nova diretoria da Acic. O candidato a presidente, na única chapa inscrita até agora, é o empresário Genésio Pegoraro. “Acompanho atentamente o Michel nos últimos dois anos e essa tem sido uma experiência intensa e de grande aprendizado”. Genésio disse que estar à frente de uma entidade como a associação comercial é um grande desafio, porque se trata se uma contribuição de empresários dos mais diferentes setores à entidade e à sociedade. “Peço a Deus discernimento para tomar as decisões acertadas e a ajuda de todos vocês para que a Acic siga avançando”.

Legenda: Carlos Guedes, Michel Lopes e Genésio Pegoraro em encontro com colaboradores da Acic