Acic comemora 61 anos dedicados aos empresários e à comunidade

Uma das maiores e mais respeitadas associações comerciais e empresariais do Paraná chega aos seus 61 anos de fundação neste domingo, 4 de abril. A Acic foi constituída para ser a representante de empresários que, além de empregos e desenvolvimento, buscam a união de forças como instrumento para o crescimento integrado de todo o município.

No fim da década de 1950 Cascavel e seu entorno perceberam a fragilidade de sua economia com a gradual redução do ciclo da madeira. Diante dos riscos que isso poderia representar ao futuro das empresas e dos empregos, 51 empresários se mobilizaram e fundaram a Associação Comercial e Industrial de Cascavel. O papel dela seria, além de representar os interesses do setor produtivo, pensar soluções que permitissem o contínuo avanço da economia local.

“A representatividade é historicamente um dos papéis fundamentais da Acic, unindo e harmonizando clamores empresariais em seus diálogos com autoridades de outros segmentos igualmente importantes”, diz o atual presidente, o 46º do percurso da entidade, Michel Lopes. Outra das missões estratégicas da associação comercial é fomentar, instigar e apoiar o empreendedorismo. “É estar ao lado daqueles que têm vontade de realizar, de superar a inércia e de contribuir com o processo de promoção do desenvolvimento”, segundo Michel.

O primeiro dos presidentes da Acic foi Altamir Silva, que inaugurou o

estilo de comando de uma entidade que teria a sua história intimamente conectada com os desafios e avanços do município que se tornaria a metrópole do Oeste. Empresários dos mais diferentes ramos tiveram a oportunidade de estar no comando da associação comercial e todos são unânimes ao afirmar que, além de uma grande honra e responsabilidade, sentar-se na cadeia de presidente da Acic é, acima de tudo, uma oportunidade de aprendizado. A única mulher a ocupar a presidência foi Susana Gasparovic Kasprzak.

Resiliência

A associação comercial é uma entidade que respeita valores éticos e morais, que observa as leis e que sempre se colocou contra toda forma de oportunismo e corrupção. A Acic confia na força transformadora do trabalho e em tudo o que a união entre as pessoas representa. Atualmente, ela tem 3,8 mil empresas filiadas e a grande maioria delas, quase 95%, são de micro e pequeno portes. “A trajetória e as características que a moldam são aspectos centrais que dão contornos ao perfil de vanguarda da entidade”, segundo Michel Lopes.

Por meio de produtos e serviços conectados ao presente e ao futuro, a associação comercial cria condições favoráveis às empresas interessadas em crescer e prosperar. “O associativismo é uma corrente poderosa e, por meio dele, é possível que os empresários se integrem a projetos e a inovações fundamentais para o êxito do seu negócio, principalmente diante de um cenário de tanta competitividade”, destaca o presidente, acrescentando: “A Acic é a mais pura representação do seu quadro de associados e colaboradores, que jamais se furtam em se doar ao máximo pelo sucesso da entidade”.

Legenda: Constituída em 1960, a Acic está sediada no Edifício Rui Barbosa, em frente à Câmara de Vereadores