Acic pode empregar soluções de startups que ajuda acelerar

Duas startups aceleradas pela Acic Labs poderão vir a ser parceiras comerciais da associação comercial em duas áreas importantes, ligadas ao meio ambiente e à automatização de cobranças. As soluções acabam de ser apresentadas ao vice-presidente Genésio Pegoraro e a colaboradores da entidade.

As ideias desenvolvidas foram apresentadas pela Wetsoftware, na área de automatização de sistema de cobranças, e pela Saara e Cé, um Selo Verde conectado a questões ambientais. As soluções foram bastante detalhadas e além de atender a entidade poderão até se transformar em novos serviços no portfólio da associação.

“Mas tudo depende de estudos mais apurados para que a viabilidade das parcerias considere os verdadeiros potenciais e possíveis resultados envolvidos”, observa o executivo do hub de inovação mantido há quatro anos pela Acic em parceria com o Sicoob Credicapital, Sérgio Altavini. “Esse é um primeiro passo de uma aproximação importante e a receptividade ao que foi apresentado foi das melhores”, de acordo com ele.

Residentes

Atualmente, a Acic Labs conta com dez empresas residentes, que desenvolvem atividades no espaço da aceleradora. Há três caminhos para uma empresa de inovação ingressar: contato direto com a direção do hub; receber convite do Acic Labs para participar e por meio de editais, a exemplo do que ocorreu em 2020 em parceria com Fundetec e Sebrae. De uma única vez, sete startups viraram residentes. Para 2021, um novo edital está previsto e deve ser lançado em breve.

Ao se tornar residente, a empresa usufruirá de um ambiente apropriado para o aprimoramento de ideias e projetos, contará com mentorias, participará de meetups com empresários e investidores e receberá auxílio técnico para desenvolver seus produtos ou serviços (não há ajuda financeira).

As incubadas estão nos mais diferentes estágios – ideação, aceleração e tração -, e todas recebem colaborações para o fortalecimento de sua ideia, produto ou serviço enquanto estiverem na condição de residentes. A incubação pode se estender de seis a 12 meses. Àquelas em início de atividade não há custos ou mensalidades. Já às que possuem CNPJ e faturamento é cobrado valor simbólico mensal para participar.

Legenda: Apresentação de uma das ideias ao vice Genésio e a colaboradores da Acic