Em sua posse na Faciap, Moraes fala sobre livre mercado e tributos justos

O empresário Fernando de Moraes assumiu na manhã desta quinta-feira, em cerimônia virtual, a presidência da Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Ele assume em lugar de Marco Tadeu Barbosa, de Maringá. Em seu pronunciamento oficial como presidente de uma das maiores entidades empresariais do Brasil, Fernando de Moraes falou sobre defesa do livre mercado e de uma tributação mais justa.

Na mesma linha, o presidente afirmou: “(também defendemos um)... Estado menos opressor, o comportamento ético em todos os campos e ocasiões, o diálogo sadio entre poderes público e privado. E não hesitaremos um segundo quando for preciso lutar. Lutar pelo desenvolvimento equilibrado da região, por investimentos transformadores, pela cultura de inovação, pela geração de mais empregos formais e pela infraestrutura necessária”.

Dois diretores da Acic também assumiram cadeiras no novo Conselho de Administração da Faciap – Genésio Pegoraro e Carlos Guedes. Segue a íntegra do discurso do novo presidente da Faciap:

Bom dia!

Com muita alegria, gostaria de agradecer a presença de todos nesta ocasião tão especial para mim, para o associativismo paranaense e para a Faciap, esta entidade plena de vigor, de prestígio e de relevância. Essa cerimônia é uma celebração da ideia do associativismo e uma prova de amor do setor produtivo ao nosso querido Paraná!

Vou trabalhar para que nossas vozes sejam ouvidas com atenção e respeito, nossas palavras sejam as mais lúcidas e sensatas e nossas ações sejam coesas e decisivas.  O Paraná merece merecem todo o nosso empenho! À minha querida família, meu esteio e minha fortaleza, agradeço com todo o meu coração pelas boas energias, apoio incondicional e incentivo até aqui.

Nos últimos anos, tenho atuado no meio associativista, e me preparado a cada dia para os novos desafios que a vida me trouxesse. Estou consciente das doses de coragem, responsabilidade e discernimento necessárias para sentar nesta cadeira, sempre ocupada por grandes pessoas, movidas por nobres sentimentos, empresários e lideranças que acreditaram sempre no associativismo como a melhor forma de refinar o ambiente de negócios, potencializar e desenvolver o nosso estado.

Afirmo aqui meu compromisso com as ideias que moveram até hoje toda a trajetória da Faciap. Como primeiro ponto, destaco a frase que nos norteia: “Na nossa filosofia de atuação, o nós sempre estará à frente do eu”.

Seremos defensores convictos do livre mercado, da tributação mais justa, do Estado menos opressor, do comportamento ético em todos os campos e ocasiões, do diálogo sadio entre poderes público e privado. E não hesitaremos um segundo quando for preciso lutar.

Lutar pelo desenvolvimento equilibrado da região, por investimentos transformadores, pela cultura de inovação, pela geração de mais empregos formais e pela infraestrutura necessária para melhorar a competitividade de quem produz nesta terra abençoada. Como um varejista que conhece o mercado há décadas, vou usar toda minha experiência para ampará-lo e desenvolvê-lo. Estou muito otimista e entusiasmado!

Apesar de um 2020 cheio de incertezas, dificuldades e desafios, este ano deveremos voltar a assumir as rédeas de nossos projetos, e ajudar a classe empresarial, especialmente através do fortalecimento das Associações Comerciais de nosso estado. A economia brasileira também começará a recuperar seu fôlego, retornando aos trilhos, com crescimento econômico e geração de emprego.

Se há uma coisa que aprendi após atuar incansavelmente, dia e noite,  na batalha contra a pandemia da Covid-19, é que precisamos ser sempre resilientes e jamais perder a esperança. E devemos estar preparados para aproveitar todas as oportunidades que por certo surgirão. Esta será uma gestão com antenas ligadas para captar as demandas não apenas do setor produtivo, mas da sociedade em geral.

Empresários, não podemos abrir mão da ousadia e da coragem! Paraná, não podemos deixar de sonhar! Façamos deste encontro o ponto de partida de um pacto para renovar nossa fé no futuro deste estado. Esta terra merece o melhor de cada um de nós! A Faciap estará sempre de portas abertas para os pensadores, para os realizadores e aqueles que também desejam um Paraná forte e pujante.

Muito obrigado, Paraná!

Muito obrigado, Faciap!

Que Deus abençoe a todos!

Legenda: O novo presidente da Faciap é Fernando de Moraes, de Londrina