Startup da Acic Labs ganha novos sócios e abre caminho para crescer

O empreendedor Luiz Afonso Cazzo teve uma ideia, há pouco mais de dois anos, e resolveu criar uma startup. O empreendimento consiste em uma loja online de materiais de construção e decoração residencial. Residente da Acic Labs, a Obrasat acaba de receber a confirmação de um importante impulso que a permitirá trabalhar com escala multiplicando os seus indicadores.

“Esse é o resultado quando uma boa ideia é associada aos mecanismos certos e ao planejamento correto”, diz o empresário e cofundador do hub de inovação e aceleradora de tecnologia da Acic, Siro Canabarro. Ao mesmo tempo em que abriga e ajuda a alavancar ideias inovadoras, a Acic Labs contribui para o aperfeiçoamento de fundamentos que podem transformar um simples projeto em uma empresa de sucesso. “Esse é o caminho que percorre a Obrasat, que tem tudo para crescer e se consolidar”, afirma Siro.

A tração (injeção de capital para a ampliação das operações de uma startup) vêm da incorporação de sócios ao negócio (investidores anjos). No caso da Obrasat são eles: Douglas Schimelfenig, CEO do Studio DMS – empresa especializada em Marketing Digital e Desing; Edson José de Vasconcelos, CEO de vários empreendimentos, entre eles a Hotel Ibis Cascavel e Imobiliária Seleta, e Carlos Guedes, CEO da Nexus, empresa de consultoria especializada em arranjos estratégicos.

Faça você mesmo

O mercado da construção civil experimenta um bom momento e, ao lado do agronegócio, será um dos segmentos que vão acelerar a retomada econômica nacional, castigada pela pandemia do coronavírus em 2020. “Com esse novo impulso, vamos crescer e atender também a um novo consumidor que percebe as vantagens do faça você mesmo”, diz Luiz Afonso Cazzo.

“Esse é um grande avanço para uma startup residente na Acic Labs, projeto iniciado há menos de três anos na associação comercial justamente para integrar empresários a novas possibilidades provenientes da tecnologia e da inovação”, diz o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Michel Lopes. De acordo com Michel, esse é mais um caso de sucesso de tração de startups que têm a aceleradora da Acic como início do seu processo de desenvolvimento.

(box)

Desafios e empreendedorismo

Natural de Braganey, Luiz Afonso Cazzo é formado em Administração e tem especializações em Estratégias empresariais e Finanças empresariais. Na década de 1980, o pai e o tio dele abriram uma loja de materiais de construção no pequeno município do Oeste. Em 1996, uma crise séria atingiu a empresa e Luiz decidiu se mudar para Cascavel. Em 2009, com o início de novos programas habitacionais, o negócio da família ressurgiu com outro formato.

Mas havia outro empecilho desafiador: a limitação do município para a empresa crescer e absorver a nova geração da família que chegava para dividir a condução dos negócios. Assim, Luiz decidiu novamente se mudar para Cascavel e então surgiu a ideia de buscar um negócio aliando a sua experiência e que tivesse conexão com a internet. Ele passou a frequentar a Acic Labs e com novos contatos e aprendizados criou a Obrasat, que iniciou suas atividades comerciais em março passado.

Legenda: Luiz mantém a empresa na garagem de casa